

Uma estudo feito pela Kaspersky em novembro de 2020 revela que um em cada dez gamers já teve sua conta comprometida ou roubada em partidas on-line. As estatísticas mostram que quase 180 milhões de jogadores já tiveram problemas com cibercriminosos. De acordo com a empresa especialista em cibersegurança, esse número representa um prejuízo global de quase R$ 2 trilhões para a indústria de jogos.
Segundo Santiago Pontiroli, analista de segurança da Kaspersky na América Latina, “os criminosos encontram muitas formas para coletarem dados. A principal, sem dúvida, é por meio de ofertas de itens exclusivos e jogos piratas. Com isso, eles conseguem que os jogadores baixem malware ou preencham dados pessoais em esquemas de phishing”. Apenas em junho do ano passado, a Kaspersky identificou quatro novos tipos de malware diferentes, capazes de coletar dados de usuários em plataformas como a Battle.net, Origin e Uplay.
O estudo ainda revela outra realidade preocupante. Cerca de 19% dos 5.031 jogadores que participaram da pesquisa revelam ter sofrido com a prática de bullying na internet, fator que pode acabar causando outros problemas como estresse e ansiedade.
De acordo com Pontiroli, é importante considerar, sempre que for jogar on-line, maneiras para lidar com “intimidadores, trapaceiros e hackers”. Algumas dicas do especialista incluem:
Por fim, prefira acessar as plataformas de compra em casa e evite utilizar o login das redes sociais para acessar outros sites e serviços. A última recomendação para os gamers é proteger o computador e os seus dispositivos móveis de ameaças em potencial. Com isso, a possibilidade da sua conta ser comprometida diminui bastante.