O Signal é um aplicativo de mensagens com foco na privacidade. O app ficou conhecido por ser usado por figuras como Edward Snowden e o CEO do Twitter, Jack Dorsey. Ele está disponível para diversas plataformas, incluindo iOS. Para aprender a baixar e instalar o Signal no iPhone, confira o tutorial abaixo.

No início do ano, até mesmo a Comissão Europeia chegou a pedir aos seus membros que migrassem para o aplicativo. O objetivo era aumentar a segurança das comunicações. “Não podemos ler suas mensagens nem ouvir suas chamadas, e ninguém mais pode. A privacidade não é um modo opcional – é simplesmente como o Signal funciona”, afirma o app.

De software livre e código aberto, a ferramenta possui criptografia de ponta-a-ponta e utiliza conexão de dados do aparelho, sem o gasto com taxas de SMS ou MMS. O Signal permite enviar mensagens de texto e arquivos, fazer ligações de áudio ou vídeo e criar bate-papos em grupo.

Para saber como baixar, instalar e usar o Signal no iPhone, confira o passo a passo abaixo.

Requisitos

O app para iPhone requer a versão iOS 11.0 do sistema ou superior, mais de 157 MB de espaço livre e que o usuário tenha mais de 12 anos. O Signal é gratuito.

Como baixar o Signal no iPhone

1. Acesse página de download do Signal. Ou, em seu iPhone, entre na App Store e na barra de busca procure por “Signal”. O app aparece como “Signal – Mensageiro Privado”

2. Então, clique em “obter” e o download será iniciado. É possível que você precise confirmar seu ID Apple por digital, reconhecimento facial (Face ID) ou senha para autorizar a transferência do app

3. Após a conclusão do download, clique em “abrir” ou, na tela de início do celular, toque no ícone do app

Reprodução

Aplicativo do Signal também traz ligações por voz e vídeo. Imagem: App Store/Reprodução

Instalação e Permissões

A primeira tela a ser exibida pelo app é a que apresenta o link de acesso aos Termos & Política de Privacidade. Esse pode ser um ponto importante para quem busca o Signal com foco em privacidade e segurança.

1. Clique nos termos para ler as condições de uso do app

2. Para aceitar e prosseguir com o cadastro, é só clicar em “Continuar”

 
Reprodução

Política de privacidade do Signal também pode ser acessada pela App Store ou no site do aplicativo. Imagem: Signal/Reprodução

Em seguida, o app pedirá ao usuário para habilitar permissões.

3. O iPhone questionará se o usuário deseja permitir que o Signal tenha acesso aos contatos. Isso pode facilitar a encontrar conhecidos que já utilizam a ferramenta. Selecione “Não Permitir” ou “Ok”

4. Então, o usuário escolhe se deseja receber notificações do aplicativo (como alertas de novas mensagens, atualizações em conversas). Selecione “Não Permitir” ou “Permitir”

Reprodução

Permissões de notificação ou acesso aos contatos podem ser revogadas posteriormente pelos usuários. Imagem: Signal/Reprodução 

Registro

Para prosseguir com o registro, o usuário deverá inserir um número de telefone.

1. Selecione o país de origem e digite o número com DDD. Clique em “Avançar”

2. Um código de verificação será enviado ao número. Digite o código na tela que será exibida em seguida. O iPhone pode exibir uma notificação com a opção de clicar no código diretamente, que será autocompletado. Então, aparecerá a tela de edição do seu perfil

Reprodução

É preciso cadastrar um número de telefone ativo para utilizar o Signal. Imagem: Signal/Reprodução

3. Em seguida, o usuário deve inserir um nome (passo obrigatório para efetuar o registro) e um sobrenome (que é opcional)

4. Depois, é possível escolher uma imagem da biblioteca do aparelho ou tirar uma foto com a câmera. Para isso, clique na figura de uma câmera

5. Clique em “Salvar” quando terminar de preencher seu perfil

Reprodução

Signal “não está vinculado a nenhuma grande empresa de tecnologia”, como ressalta em seu site. Imagem: Signal/Reprodução

PIN

O Signal solicita a criação de um PIN, que deverá ter pelo menos 4 caracteres e pode ser alfanumérico. Segundo o app, o PIN é uma forma de manter criptografadas as informações do usuário na ferramenta e é solicitado caso seja necessário recuperar esses dados.

1. Digite o PIN escolhido e clique em “Avançar”

2. O usuário precisará inserir o número mais uma vez para confirmar. Clique em “Avançar”

3. O app exibirá um aviso sobre a possibilidade de encontrar dispositivos para a transferência de dados para outro aparelho. O usuário que deseja fazer a transferência de conta para um novo dispositivo deve clicar em “Ok”

Reprodução

Desenvolvimento do Signal se dá por financiamentos e doações de usuários. Imagem: Signal/Reprodução

Utilizando o app

1. Para usar o app é só clicar em seu ícone na tela do iPhone

2. A função de iniciar uma conversa está disponível ao clicar no ícone de um lápis

3. Já as opções de configuração ficam visíveis ao pressionar a foto de perfil

Reprodução

“Não há anúncios, nem marqueteiros afiliados, nem rastreamento bizarro no Signal”, informa o site do app. Imagem: Signal/Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como fazer para baixar e instalar o Signal no iPhone. É só começar a usar para conversar com seus amigos!