Telas sempre foram uma parta importante da CES, e em 2021 isso não é diferente. A Dell aproveitou o evento para apresentar o UltraSharp 40 Curved WUHD U4021QW, um monitor curvo ultra-wide para quem realmente precisa de muito espaço para o seu conteúdo.

Com 40 polegadas, o monitor conta com uma proporção de tela de 21:9, o monitor curvo está dentro da escala Ultra-HD, com o mesmo número de pixels verticais que uma tela 4K convencional, mas muito mais amplo, com uma resolução de 5120×2160, o que faz com que a Dell anuncie o produto como o “primeiro monitor curvo ultra-wide WUHD (5K2K)”.

Apesar de uma tela deste tamanho e com esta resolução imediatamente imaginar seu uso em jogos, esse não deve ser o uso principal do equipamento. Isso porque ele é limitado a uma taxa de atualização de 60 Hz, que não é ideal para jogadores mais exigentes, tornando o monitor mais principalmente para trabalho. Isso dito, é muito difícil para qualquer placa de vídeo rodar alcançar mais do que 60 quadros por segundo em uma resolução compatível o painel.

Como destaca o site The Verge, a Dell não é a primeira empresa a apresentar um monitor com tal resolução. A LG já havia feito isso em 2017, mas na ocasião o aparelho tinha uma tela de apenas 34 polegadas e não era curvo, o que dá à Dell a oportunidade de anunciar-se como a primeira a utilizar o formato atual.

publicidade

O monitor conta com várias portas, incluindo uma Thunderbolt 3, duas entradas HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.4, quatro USB-A, uma porta Ethernet, entrada para fones de ouvido.

Ter um monitor deste tamanho em sua mesa não é algo barato, no entanto. O modelo começa a ser vendido nos Estados Unidos em 28 de janeiro por nada menos que US$ 2.100, ou mais de R$ 10 mil na cotação atual da moeda americana.