EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Nesta segunda-feira (11), começa a CES 2021 (Consumer Electronics Show). Pela primeira vez sendo totalmente digital, o evento, que é considerado o maior do mundo quando falamos de tecnologia, é usado por diversas empresas para apresentar seus próximos projetos.  

Na edição deste ano, provavelmente veremos novidades sobre TVs, notebooks, saúde, 5G, streaming, privacidade, games e, usando o período de pandemia como base, soluções anticovid.

publicidade

Ao todo, pouco mais de mil exibidores mostrarão suas novidades durante os dias da feira – prevista para terminar no próximo dia 14. Dentre as empresas confirmadas estão Samsung, LG, Sony, Microsoft e Intel.  

TVs na CES 2021

As televisões já são marca registrada da feira – este ano não seria diferente. Teremos, por exemplo, a LG mostrando sua TV transparente. A empresa afirma que o produto apresenta um nível de transparência de 40%.  

Para demonstrar a novidade, a companhia vai exibir cenários em que há uma TV de 55 polegadas com alguma utilidade. Em um deles, por exemplo, as telas estarão presentes como divisórias de um restaurante, exibindo o menu do local.  

Outra empresa que deve demonstrar um pouco mais sobre os próximos lançamentos é a Samsung. A companhia, que já anunciou em um evento virtual algumas novidades, deve dar mais detalhes sobre o Neo QLED – que, usando uma tecnologia chamada Mini LED, apresenta LEDs menores do que os presentes em modelos anteriores da marca.  

publicidade
Tecnologia MicroLED proporciona melhor qualidade de imagem. Foto: Samsung/Divulgação

Além disso, a chegada do MicroLED, concorrente direto do OLED, para televisores mais acessíveis deve ser destaque. Anteriormente, a tecnologia estava presente apenas no modelo The Wall, um equipamento gigantesco com nada menos que 292 polegadas.  

Agora, a empresa anunciou a implementação dessa novidade em televisores de 88 e 99 polegadas. Isso pode mostrar que a tecnologia se aproxima cada vez mais dos equipamentos voltados para o público comum.  

5G 

Com o passar dos anos, a discussão sobre o 5G tornou-se cada vez mais intensa. Com países adotando a rede de quinta geração, é normal que soluções que a utilizam comecem a aparecer.  

Considerando isso, Hans Vestberg, presidente e chefe da uma das principais operadoras dos EUA, a Verizon, ficará encarregado de usar a CES 2021 para apresentar algumas soluções de telemedicina e no campo da educação usando a tecnologia 5G

Soluções anticovid 

Com um tema tão atual como a pandemia do novo coronavírus, é natural que algumas empresas foquem em soluções que ajudem pessoas a se proteger.

Por isso, purificadores de ar inteligentes, lâmpadas UV-C – usadas para desinfetar ambientes -, máscaras tecnológicas e até aspiradores inteligentes – como prometido por empresas como Samsung, Roborock e Eufy -, devem aparecer este ano.  

Carros autônomos 

A CES 2021 deve contar com várias novidades no campo dos veículos elétricos e autônomos. Com empresas como Sono Motors e Volvo estreando na edição 2021, a forma como os motoristas controlam seus carros e interagem com eles deve passar por uma evolução. É possível esperar também apresentações de montadoras como Audi, GM e Mercedes. 

No setor da inteligência artificial aplicada aos carros, por exemplo, uma startup taiwanesa, chamada Mindtronic AI, planeja mudar a forma como os donos utilizam seus veículos. Isso será feito a partir de uma tecnologia que processa informações do motorista utilizando biometria.  

Notebooks na CES 2021

Outro segmento bastante presente são os notebooks. Com a pandemia – e com as pessoas trabalhando em suas residências – a procura por esse tipo de equipamento aumentou significativamente.  

Por isso, empresas como Dell, Acer e Lenovo devem apresentar novidades para facilitar esse período de home office que está cada vez mais presente. Dispositivos com telas maiores e com foco em trabalho e lazer devem ser os destaques.  

O Olhar Digital fará uma cobertura completa da feira e de todas as novidades apresentadas durante o evento. Fique ligado para acompanhar todas as novidades.