Um dos métodos mais tradicionais para manter o contato com amigos, profissionais e empresas ainda é o e-mail. Por sua vez, em uma internet em que você precisa estar cada vez mais preocupado com a privacidade, é sempre bom ter certeza de não estar sendo rastreado por e-mail.

Já para ajudar, o Olhar Digital preparou um guia com configurações para serem realizadas nos principais serviços e aplicativos de e-mail para que sua privacidade seja respeitada. A seguir, confira como não ser rastreado por e-mails.

Como é feio o rastreamento via e-mail

Antes de entrar nos detalhes de como evitar ser rastreado por e-mail é necessário entender o que realmente te rastreia. Na maioria dos e-mails recebidos, sejam de promoções ou de outros contatos, o corpo deles geralmente traz imagens e links.

Entretanto, algumas empresas ou contatos podem usar “pixels” escondidos no meio destes elementos que enviam informações assim que eles forem visualizados. Então, é desta forma que muitas plataformas de marketing obtêm dados seus mesmo que você não tenha efetivamente clicado em algo no corpo do e-mail.

publicidade

Como não ser rastreado pelo Gmail no PC

Quem utiliza o serviço de e-mail do Google no computador possui algumas opções para não ser rastreado, sendo que uma configuração no próprio site é a mais recomendada. Veja:

1. Acesse normalmente a conta do Gmail no navegador de sua preferência;

2. Clique no ícone da “engrenagem”;

Como não ser rastreado pelo Gmail no PC - Passo 1

3. No menu aberto, clique em “Ver todas configurações”;

Como não ser rastreado pelo Gmail no PC - Passo 2

4. Em “Imagens”, marque a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas”.

Como não ser rastreado pelo Gmail no PC - Passo 3

Além de fazer esta configuração, quem preferir, também pode utilizar uma extensão como o “Ugly Email”, que faz praticamente a mesma configuração acima no Gmail de forma mais automática.

Como não ser rastreado pelo Gmail no celular

Já quem utiliza o aplicativo do Gmail no celular com o Android ou iOS (sistema do iPhone) também pode fazer esta mesma configuração. Confira:

1. Com o aplicativo do Gmail aberto, toque no ícone representado por “três linhas” e vá em “Configurações”;

Como não ser rastreado pelo Gmail no celular - Passo 1

2. Selecione a sua conta e procure pela opção “Imagens”. Ao tocar nela, selecione a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas (também desativa e-mails dinâmicos).

Como não ser rastreado pelo Gmail no celular - Passo 2

Como não ser rastreado no Outlook do Office 365

Uma opção bem popular entre os assinantes do Office no Windows fica com o cliente do Outlook, que também tem uma função para manter sua privacidade. Veja:

1. Clique em “Arquivo” e vá em “Opções”;

2. Então entre em “Central de confiabilidade”;

3. Agora, em “Download automático”, marque as opções “Não baixar imagens automaticamente em emails em HML, padrão ou itens RSS” e “Não baixar imagens em mensagens de email HTML criptografadas ou assinadas”.

Como não ser rastreado no Outlook do Office 365 - Passo 1

Como não ser rastreado no Microsoft Mail

Quem não assina o Office, mas usa o Windows 10 também tem a opção de usar o cliente “Microsoft Mail”, que é mais destinado para o uso pessoal. Apesar disto, ele também tem uma opção para evitar este tipo rastreio. Confira:

1. Abra o Microsoft Mail normalmente e clique no ícone da “engrenagem”;

Como não ser rastreado no Microsoft Mail - Passo 1

2. No menu aberto, vá em “Painel de leitura”;

Como não ser rastreado no Microsoft Mail - Passo 2

3. Desmarque as opções “Baixar automaticamente imagens externas e formatos de estilo exceto mensagens S/MIME” e “Baixar automaticamente imagens externas e formatos de estilo para mensagens S/MIME”.

Como não ser rastreado no Microsoft Mail - Passo 3

Como não ser rastreado no Apple Mail

Quem utiliza o Apple Mail, o cliente de e-mails padrão do Mac OS também pode ficar prevenido na hora de abrir seus e-mails. Para isso, basta ativar uma opção, como mostra o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Apple Mail normalmente e entre em suas “Preferência”;

2. Clique na guia de “Visualização”;

3. Desmarque a opção “Carregar conteúdo remoto nas mensagens”.

Como não ser rastreado no Apple Mail - Passo 1

Como não ser rastreado por e-mails no iPhone

Ao usar o iOS no celular, muita gente acaba optando por usar o próprio cliente de e-mail que já vem pré-instalado nele. Assim, caso você utilize-o, uma simples configuração te ajuda a evitar ser rastreado. Confira:

1. Abra a parte de “Ajustes” do iOS e entre em “Mail”;

Como não ser rastreado por e-mails no iPhone - Passo 1

2. Já em “Mensagens”, desabilite a opção “Carregar imagens”.

Como não ser rastreado por e-mails no iPhone - Passo 2

Pronto! Agora, você já sabe como evitar ser rastreado através de seus e-mails. Quem ainda está no computador também pode optar por configurar a sua conta de e-mail no cliente “Thunderbird” da Mozilla, que vem configurado por padrão para que estas imagens e pixels sejam bloqueados.