Um conceito de drone elétrico com subida e descida vertical foi uma das novidades apresentadas pela GM na CES 2021. Se algum dia chegar ao mercado, o veículo vai permitir que os usuários voem sozinhos por aí – e ainda com a marca Cadillac.

É a primeira vez que a marca apresenta um veículo voador. Michael Simcoe, líder global de design da GM, diz que esse é um conceito adequado às necessidades de aproveitar o tempo e de ter conveniência. Segundo ele, os avanços em tecnologias autônomas e elétricas deve fazer as viagens aéreas individuais possíveis.

O drone tem um motor elétrico de 90 KWh que envia energia para quatro rotores. Por enquanto, foram mostrados apenas desenhos e animações do modelo, mas se o real ficar como nas imagens, vai ser surpreendente. Não foram informados muitos detalhes técnicos, muito menos um cronograma de produção ou chegada ao mercado.

Além de levar o passageiro a seu destino, o drone individual vem equipado com equipamentos de comunicação ar-ar e ar-terra. E isso não é tudo: segundo Simcoe, já há outros conceitos prontos para serem construídos. Um deles é um modelo luxuoso com dois assentos.

publicidade

Como o drone da GM ainda é um conceito, não se sabe se vai chegar à linha de produção. Mostra, porém, que a montadora aparentemente tem a intenção de investir nessas tecnologias e pensa em um futuro centrado em eletrificação, veículos autônomos e carros conectados.

Drone profissional da Sony

Outro drone apareceu na CES 2021 pelas mãos da Sony. É o Airpeak, um equipamento de uso profissional com quatro hélices. De acordo com a Sony, o equipamento é voltado para a indústria do cinema e do audiovisual.

Drone profissional Airpeak, da Sony
Airpeak é o drone profissional da Sony. Foto: divulgação

O Airpeak pode carregar uma câmera profissional e as imagens captadas não sofrerão danos de estabilidade. As vendas do dispositivo devem começar ainda no primeiro semestre de 2021, mas a data oficial e o preço não foram divulgados.