A Samsung anunciou nesta terça-feira (12) o Exynos 2100 na conferência virtual Exynos On 2021, que acontece durante a CES 2021. O novo chip de processamento, o mais poderoso da companhia para o ano, possui modem 5G integrado e será fabricado no processo de 5 nanômetros.

Inyup Kang, presidente de sistemas e negócios da Samsung, declarou que o Exynos 2100 é o processador mais avançado para dispositivos móveis. “Hoje, estamos animados em introduzir o Exynos 210, nosso processador móvel mais avançado do momento”, disse. Segundo Kang, o SoC “vai criar um novo padrão para os dispositivos topo de linha”.

Exynos 2100, processamento
Poder de processamento do Exynos 2100 foi destaque no evento da Samsung. Imagem: Samsung/Divulgação

Um dos destaques do Exynos 2100 é o seu poder de processamento e aceleração inteligente. Segundo a Samsung, o Exynos 2100 oferece a “performance máxima de acordo com o restrito controle da qualidade e padrões para a próxima geração de smartphones” da empresa sul-coreana.

Fatores como a evolução da tecnologia 5G, gráficos cada vez mais avançados e o machine learning foram relevantes para o desenvolvimento do SoC. Paul Williamson, Vice Presidente e Gerente Geral da Arm, afirmou que as duas companhias trabalharam em conjunto para “incorporar a próxima geração da plataforma computacional e gráfica da Arm no coração do Samsung Exynos 2100”.

publicidade

Como resultado, o chip consegue balancear o seu poder de processamento único, entregando mais eficiência energética para celulares.

Eficiência energética e GPU mais poderosa

O Exynos 2100, primeiro chip com 5G integrado da Samsung, foi fabricado no processo de 5 nm, o que permite que o SoC seja 20% mais econômico em consumo de energia, além de 10% mais rápido que os chips anteriores feitos em 7 nm.

O processador de oito núcleos conta com um núcleo de processamento Arm Cortex-X1 rodando na frequência máxima de 2.9 GHz, três núcleos Cortex-A78 e outros quatro núcleos Cortex-A55. Em conjunto, os oito núcleos do SoC entregam mais de 30% de poder bruto extra se comparado com seu antecessor.

Já a GPU integrada no Exynos 2100, a Mali-G78 da Arm, possui suporte às últimas versões de APIs gráficas como a Vulkan e OpenCL. Os números indicam melhorias de 40% em tarefas de processamento gráfico. Segundo a Samsung, o upgrade vai permitir novas experiências ainda mais imersivas na tela dos dispositivos móveis, como jogos em realidade virtual e aumentada.

GPU, Exynos 2100
Exynos 2100 promete se sair bem nos jogos graças a sua GPU integrada, a Mali-G78. Imagem: Samsung/Divulgação

O Exynos 2100 possui um recurso integrado chamado “Amigo” (advanced multi-IP governor, na sigla em inglês). Essa tecnologia otimiza o desempenho e o consumo de energia do chip de acordo com a demanda de processamento, permitindo um consumo de energia mais balanceado.

O novo chip da Samsung pode executar até “26 trilhões de operações [de inteligência artificial] por segundo”, de acordo com a marca, com o dobro da eficiência energética do modelo anterior. “Com processamento IA integrado e suporte avançado para redes neurais, os usuários poderão aproveitar recursos cada vez mais interativos e inteligentes”, disse a marca.

Câmeras e 5G

Exynos 2100, câmeras
Novo chip da Samsung suporta sensores de até 200 MP. Imagem: Samsung/Divulgação

O ISP (Image Signal Processor), ou processador de sinal de imagem do Exynos 2100, oferece suporte para sensores de câmera de até 200 MP. O chip pode interligar até seis sensores diferentes e consegue processar o uso de quatro sensores ao mesmo tempo, oferecendo “experiências com múltiplas câmeras mais ricas”.

O ISP avançado também permite melhorar outros recursos de fotografia, como zoom, a qualidade das imagens capturadas em ultrawide e mais. Com aceleração de IA, o ISP do Exynos 2100 ainda consegue ajustar diversas configurações das câmeras de forma automática e rápida de acordo com o ambiente, captando fotos mais ricas e detalhadas.

Por fim, o modem integrado do Exynos 2100 oferece suporte para redes 5G na frequência sub-6 GHz e mmWave (ondas milimétricas). A banda máxima de transferência é de até 5.1 Gbps em redes sub-6 GHz, e até 7.35 Gbps em redes mmWave.

O Exynos 2100 já está em regime de produção em massa pela Samsung. O chip será o SoC escolhido pela fabricante para o Galaxy S21, próximo carro-chefe da empresa sul-coreana para 2021.

Fonte: Samsung