Autodenominado “a próxima geração de rede social”, o MeWe virou uma alternativa ao Facebook, devido aos vários problemas de privacidade na rede de Mark Zuckerberg.

Diferentemente de outras redes sociais, como o próprio Facebook e o Twitter, o MeWe promete não salvar seus dados pessoais. A rede cresceu como um “antiFacebook”, e ganhou muitos adeptos, especialmente após o banimento do Parler.

publicidade

O que é o MeWe, uma rede social alternativa ao Facebook

MeWe é uma rede social criada em 2012 nos Estados Unidos. A plataforma tem design semelhante ao Facebook, e funciona quase da mesma maneira, em formato de feed.

Em seus termos de privacidade, a rede deixa explícito que os dados dos usuários não estão ao alcance da empresa. Em outras palavras, as informações pertencem apenas ao usuário, e apenas ele controla sua privacidade. É uma alternativa ao Facebook para quem busca mais proteção a informações pessoais.

publicidade

A plataforma vem crescendo em número de adeptos nos últimos anos, e sua postura crítica em relação ao monitoramento de dados de seus concorrentes, chama a atenção.

Como funciona a rede que se diz alternativa ao Facebook?

Você pode usar o MeWe pelo navegador, no Android ou no iOS. Apesar de ser similar ao Facebook, a rede não utiliza um algoritmo para organizar o feed. Dessa forma, todas as publicações aparecem em ordem cronológica. Além disso, em sua política de privacidade, a empresa afirma não usar tecnologia de reconhecimento facial.

publicidade

O MeWe é gratuito, mas existe uma versão paga chamada MeWe Pro, versão corporativa da plataforma. Todo o lucro da rede vem da versão Pro e de recursos extras que podem ser comprados pela plataforma, como emojis e modo escuro. Por isso, a rede social não exibe anúncios para seus usuários.

De acordo com os termos de uso, qualquer pessoa acima de 16 anos pode criar uma conta no aplicativo. Dentro de suas regras, o MeWe reserva-se no direito de excluir a conta de um usuário que esteja inativo há mais de um ano.

publicidade

Principais recursos do MeWe

Assim como em outras redes sociais, no MeWe é possível publicar textos, fotos, vídeos, GIFs e mensagens de voz. Você também pode postar stories que ficam no ar por 24 horas, mas apenas utilizando o app. Além disso, pode decidir a privacidade das publicações, escolhendo entre seus contatos, amigos próximos ou público.

Na plataforma, você pode criar e participar de grupos sobre os mais variados temas. Para encontrar novos grupos, use a barra de pesquisa no topo da tela.

MeWe é similar ao Facebook, mas não coleta dados. Imagem: Karolis Kavolelis/Shutterstock

O recurso de bate-papo funciona individualmente, entre dois usuários, ou em grupos. Por ele, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos, voz, arquivos e até um “chat secreto”. De acordo com o MeWe, o chat é criptografado de ponta a ponta e a empresa não tem acesso ao conteúdo.

Outro recurso interessante é o “My Cloud”, um serviço de nuvem com 8 GB de armazenamento. Ele reúne todo o conteúdo publicado pelo usuário na rede. Dessa forma, facilita o acesso a publicações antigas e sua exclusão ou compartilhamento.

Como se inscrever

Caso você tenha se interessado pela rede social alternativa ao Facebook, acesse o site do MeWe ou baixe o aplicativo. Depois, basta cadastrar seu nome, sobrenome e e-mail, e confirmar o cadastro por mensagem. Em seguida, é só fazer o login e já pode começar a usar.

A plataforma precisa de sua permissão para acessar o número de seu celular ou sua agenda de contatos vinculada ao e-mail.

O MeWe tem integração com outras redes sociais e serviços de e-mail, pelos quais você pode convidar outras pessoas a se inscreverem também.