EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Mais uma na conta da CD Projekt Red: as artes de seu mais recente jogo, “Cyberpunk 2077”, estão em violação da Lei Cidade Limpa (Lei Municipal nº. 14.223/06), que proíbe a exibição de material publicitário em faces externas na cidade de São Paulo. O material promocional irregular é um mural com uma imagem de “Cyberpunk 2077” posicionado no Condomínio São Bento, ao lado do elevado Presidente João Goulart (mais conhecido como Minhocão), no Centro.

Também na mesma irregularidade se encontra um mural similar do jogo online “Free Fire”, localizado em outro edifício da capital paulista. Em ambos os casos, as artes foram posicionadas no que é conhecido como “empena cega”, ou seja, a parede lateral e sem janelas de um prédio. Enquanto a arte “Cyberpunk 2077” levou uma multa de R$ 410 mil, responsáveis por “Free Fire” terão que pagar à Prefeitura o valor de R$ 595 mil.

publicidade
cyberpunk 2077 free fire
Murais de “Cyberpunk 2077” (esq.) e “Free Fire” (dir.). Ambas as artes estavam irregulares segundo normas previstas na Lei Cidade Limpa. Imagem: START/streetartpedia/Instagram/Reprodução

Segundo informações do UOL Start, o Condomínio São Bento recebeu R$ 10 mil para ceder o espaço à produtora CD Projekt Red, para que esta veiculasse a arte no mural de “Cyberpunk 2077”.

A empresa, de origem polonesa, separou o pagamento em duas parcelas, e o comprovante da primeira – de R$ 5 mil – foi obtido pelo site. A transação foi feita por uma empresa intermediária chamada NaLata. Uma busca pela internet revela que a empresa atua justamente na oferta de serviços de criação de peças publicitárias de grande porte – como murais em edifícios. A empresa não comentou o caso.

Multa ao mural de “Cyberpunk 2077” poderia ter sido evitada

O problema todo se deu porque nenhuma das empresas procurou a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento. Não que elas sejam obrigadas a isso – a publicidade na cidade não é autorizada mediante esse passo –, mas é um senso comum entre produtores de conteúdo fazer isso como forma de mostrar boas intenções.

“Cyberpunk 2077” vem passando por “poucas e boas”, como diz a expressão popular: não bastasse a situação recente com suas publicidades em São Paulo, o jogo em si foi de um dos principais candidatos a game do ano em 2020, para uma das maiores decepções do ano, graças a inúmeros bugs e erros em suas versões para consoles. Há, ainda, quem especule que a CD Projekt Red estivesse ciente dos erros e escolheu lançar o jogo mesmo assim.

publicidade

A CD Projekt Red informou que o mural de “Cyberpunk 2077” em questão já foi removida, mas não comentou a multa.

Fonte: UOL Start