Uma experiência com cogumelos alucinógenos do tipo Psilocibina quase terminou em morte nos Estados Unidos. No relatório oficial sobre o caso, os médicos reportaram que um homem injetou chá de cogumelos e acabou desenvolvendo uma reação grave.

O relatório revela que o paciente, um homem de 30 anos, com histórico de transtorno bipolar e dependência química, teve convulsões momentos após injetar a solução nas veias.

O indivíduo tentou se medicar com cogumelos como tratamento alternativo após encontrar estudos que mostraram os efeitos positivos da droga.

Assim que chegou ao hospital, o paciente foi removido para uma unidade de terapia intensiva, onde uma série de órgãos como pulmões e rins começaram a falhar em sequência. Os primeiros exames de sangue revelaram uma grave infecção bacteriana e fúngica no sangue.

publicidade
Cogumelos
Estudos indicam que cogumelos podem ser utilizados para o tratamento de transtornos psiquiátricos. Imagem: content_creator/Shutterstock

Na prática, de acordo com os médicos, os cogumelos estavam se alimentando e se desenvolvendo no sistema circulatório do paciente. Depois de receber altas doses de medicamentos antibióticos e antifúngicos, esse cenário aterrador foi revertido com sucesso.

Tratamento com cogumelos

O psiquiatra Curtis McKnight, do Centro Médico St. Joseph, no estado do Arizona, revela que o uso controlado de cogumelos pode ser benéfico para o tratamento de comorbidades como a depressão e outros transtornos.

Inclusive, existem projetos em andamento para legalizar o uso de cogumelos para tratamento psiquiátrico nos EUA. Ainda assim, McKnight ressalta os riscos e a maneira correta de se utilizar esse tipo de droga.

Na dosagem correta, e fora das veias, o tratamento, segundo o especialista, não representa risco de vida para os pacientes.

Fonte: ScienceDirect