EnglishPortugueseSpanish

As mudanças na política de privacidade do WhatsApp reacenderam a discussão sobre a privacidade na Internet e fizeram com que muitos usuários procurassem plataformas de mensagens alternativas, como o Telegram ou o Signal. O mesmo está acontecendo com os buscadores: preocupados com a quantidade de informações coletadas pelo Google, muitas pessoas estão optando por um buscador com nome engraçado chamado DuckDuckGo.

Criado em 2008, o DuckDuckGo se difere de concorrentes como o Bing por prometer aumentar a privacidade online, sem impactar a experiência de navegação. Segundo a empresa, ele é indicado para quem está cansado de ser rastreado e quer retomar o controle das suas informações pessoais.

publicidade
Resultado de uma busca no DuckDuckGo. Design similar à busca do Google.

Privacidade na rede

A empresa promete pesquisas privadas, bloqueio do rastreamento e a aplicação de criptografia nos dados. Com isso, também garante que nenhuma informação da navegação será guardada e afirma que há uma política simples: “não coletamos nem compartilhamos qualquer informação pessoal sua”, afirma.

Por ter essas garantias, o DuckDuckGo tem ganhado notoriedade em todo o mundo, se tornando potencial concorrente ao Google, Yahoo e Bing como motor de busca, tendo a privacidade como diferencial.

De acordo com o App Annie, o aplicativo ocupava a 715ª posição na App Store americana em outubro de 2020, mas cresceu vertiginosamente e chegou à 8ª colocação em 11 de janeiro.

Na Google Play, o desempenho foi semelhante: desde o dia 10 de janeiro, o navegador DuckDuckGo oscila entre a segunda e a terceira posição entre os mais baixados.

publicidade

Como usar o DuckDuckGo no PC

O DuckDuckGo pode ser usado no navegador que você já tem ou instalado no PC ou como um app em seu smartphone. No navegador há três formas de usá-lo:

  1. Basta visitar o site duckduckgo.com e digitar um termo de busca, exatamente como você faria se estivesse usando o Google. E assim como no Google, você pode procurar por páginas web, imagens, vídeos, etc.
  2. Instalando uma extensão: acesse duckduckgo.com/app e o site irá oferecer a extensão compatível com seu navegador. É só clicar no botão que diz “Adicionar ao Chrome” (ou “Adicionar ao Firefox”, “Adicionar ao Edge”).
    Com isso o DuckDuckGo passa a ser seu “motor de busca” padrão para as buscas que você fizer digitando um termo na barra de endereços do navegador. Você também ganha proteção contra rastreadores que são usados pelos sites para “xeretar” suas andanças na web.
  3. Se você não quiser instalar uma extensão, pode definir o DuckDuckGo como seu buscador padrão manualmente. No Chrome isso é feito em Configurações / Mecanismo de Pesquisa. No Firefox esta opção está em Opções / Pesquisa / Mecanismo de Pesquisa Padrão.

    Já no Edge ela fica em Configurações / Privacidade, Pesquisa e Serviços / Barra de pesquisa e endereços / Mecanismo de pesquisa usado na barra de endereços. Nos três casos, basta escolher DuckDuckGo na lista de opções.
Instalação do DuckDuckGo
Basta clicar no botão “Adicione ao Chrome” (ou ao Firefox/Edge) para colocar o DuckDuckGo em seu navegador.

Como usar o DuckDuckGo no celular

Nos smartphones, o DuckDuckGo é um aplicativo na forma de um navegador, que está disponível no Google Play (para Android) ou na App Store (para o iOS). Basta visitar a página correspondente e clicar em Instalar.

Ao abrir o navegador pela primeira vez, ele vai fazer um pequeno “tour” pelos seus recursos e sugerir que você o defina como navegador padrão, algo que recomendamos fazer.

No celular, defina o DuckDuckGo como o buscador padrão
No Android, quando a tela acima aparecer clique em DuckDuckGo e “Sempre” para torná-lo o navegador padrão.

O navegador ocupa pouco espaço (são cerca de 36 MB), é fácil de usar e pode até acelerar sua navegação na web e ajudar a economizar no plano de dados. Isso porque ao abrir uma página ele não irá carregar anúncios nem contatar servidores de publicidade, algo que muitas vezes é responsável por boa parte da espera ao visitar um site.

Mas um lembrete: mesmo que esteja instalado em seu celular, o DuckDuckGo só vai te proteger se você estiver usando ele para navegar, já que ele não consegue se integrar com os outros navegadores. Não adianta instalar o DuckDuckGo e continuar usando o Chrome ou o Safari.