Durante a CES 2020, em janeiro passado, a Sony apresentou o Vision-S, um conceito de carro elétrico projetado para servir como plataforma de demonstração dos produtos e tecnologias (como baterias, sistemas de carga, sensores e telas) que desenvolve para o setor automotivo. Seis meses depois o veículo chegou às ruas de Tóquio, onde passou por testes para “aprimorar as tecnologias de detecção e áudio” embarcadas.

E durante a CES 2021, que neste ano foi realizada virtualmente, a empresa deu informações sobre o progresso do projeto. O Vision-S está sendo testado em condições de inverno em estradas públicas na Áustria. Um progresso interesasante para o que, no ano passado, era apenas um “showroom sobre rodas”.

O carro não está sendo inteiramente desenvolvido pela Sony, já que a empresa não tem experiência é a indústria automobilística. Entre as parceiras envolvidas no projeto estão a  Magna Steyr, Bosch, Continental, AImotive (uma startup húngara), Elektrobit, Valeo, Vodafone e ZF.

Conhecendo o Sony Vision-S

O Vision-S tem dois motores de 200 kW (um em cada eixo), que podem levá-lo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Um conjunto de 33 sensores torna o veículo consciente de seus arredores, incluindo sensores CMOS (imagem) e ToF (distância) para detectar pessoas e objetos tanto dentro quanto fora do carro.

publicidade

Para detecção de obstáculos o Vision-S usa um LiDAR (radar Laser) de estado sólido, que dispensa a tradicional “torre” no teto do veículo e lhe permite mapear seus arredores, evitar colisões e manter uma distância e velocidade seguras em relação aos outros veículos.

Por dentro, o principal destaque do Vision-S é uma tela panorâmica no painel, que funciona como espelhos retrovisores, abriga os instrumentos e também exibe informações de navegação e controla o sistema de entretenimento. O som fica por conta de alto-falantes embutidos em cada assento, equipados com a tecnologia “360 reality audio”.

A grande tela panorâmica, que serve como painel de instrumentos, navegação e entretenimento, é um dos destaques do Vision-S. Imagem: Sony

Os passageiros no banco de trás tem telas individuais e podem até mesmo aproveitar jogos de PlayStation durante a viagem, graças a um sistema de “Remote Play” que usa a conexão 5G do carro para acessar o console e os jogos dos passageiros em casa. 

Um sistema de IA aprende as preferências dos usuários, e pode até mesmo ajustar individualmente a temperatura na parte de trás do carro se perceber que um passageiro está dormindo, por exemplo.

A Sony afirma que “está trabalhando para entender completamente os mecanismos dos carros – não apenas para compreender como eles são feitos e os desafios que apresentam, mas também sua relevância para a sociedade. Para esse objetivo, a Sony desenvolveu um carro que é dirigível e leva em consideração a segurança. O carro representa uma fusão da tecnologia e criatividade da Sony. É um vislumbre do futuro da mobilidade, abrangendo a evolução da segurança, conforto, entretenimento e adaptabilidade.”

Fonte: Sony