O Facebook anunciou seus novos termos de uso e a polêmica foi inevitável. Isso porque eles envolvem a coleta e o compartilhamento de dados do WhatsApp com outros serviços do grupo. Especialistas em segurança alertam para os perigos em potencial dessa prática da empresa.

Muitos usuários já se posicionaram contra a mudança e agora procuram alternativas à rede social de Mark Zuckerberg. Para conferir como apagar sua conta e conhecer algumas opções ao Facebook, confira o guia a seguir.

publicidade

Como apagar sua conta no Facebook

Para apagar suas informações e sua conta do Facebook, antes que a nova política de compartilhamento de dados entre em vigor, é preciso seguir quatro passos.

  1. O primeiro deles é clicar na seta que aponta para baixo na lateral superior direita. Em seguida, no menu, escolha ‘Configurações e privacidade’.

2. Para prosseguir, clique em ‘Configurações’.

3. Na barra lateral à esquerda, clique em ‘Suas informações no Facebook’. Depois, escolha ‘Ver’ na seção ‘Desativação e exclusão’.

4. No último passo, você vai decidir se quer desativar a conta apenas temporariamente ou se prefere excluí-la de forma permanente. Se quiser prosseguir com a exclusão, marque a caixa de seleção ‘Excluir conta’ e clique em ‘Continuar para a desativação da conta’ para finalizar o processo.

Alternativas ao Facebook

Elon Musk foi uma das primeiras figuras públicas a demonstrar descontentamento com as novas medidas do Facebook. O CEO da Tesla e da SpaceX fez campanha para Signal, um dos concorrentes do WhatsApp, no Twitter. Desde então o aplicativo tem ganhado espaço no mercado.

Apesar de serem muito menos populares, existem opções que podem agradar quem pretende substituir o Facebook por um serviço semelhante, porém menos invasivo. Alguns nomes que merecem atenção são:

MeWe

MeWe destaca que não rastreia seus usuários. Imagem: MeWe/Reprodução

O MeWe é o mais popular da lista. A rede social com foco em segurança e privacidade tem 8 milhões de usuários e alguns recursos que lembram o Facebook. Desse total de usuários, cerca de 2,8 milhões representam contas ativas. O MeWe é livre de propagandas e está disponível para Android, iOS, Windows e Mac.

Mastodon

Mastodon tem interface similar à do Twitter. Imagem: Mastodon/Reprodução

A primeira rede social da lista é uma combinação de Twitter com alguns recursos de Facebook. O Mastodon tem mais de 4 milhões de usuários. A rede social não apresenta anúncios nem propagandas. Além de estar disponível para Windows e Mac, o Mastodon pode ser acessado no Android por aplicativos como o Tusky. No iOS, é encontrado no Toot.

Minds

Em número de usuários, o Minds fica abaixo do MeWe e do Mastodon. A rede aposta em recursos que lembram o Twitter e tem cerca de 1,25 milhão de usuários, mas apenas 105 mil mantêm contas ativas. O Minds também não mostra anúncios nem propagandas. Está disponível para Android e iOS, e também pode ser acessado no Windows e no Mac pelo browser.

Fonte: Tech Times, Maketecheasier