A Intel anunciou o fim da linha de memórias SSD Optane para computadores pessoais. Em comunicado, a empresa informa que vai dar preferência à manutenção da série H20, destinada a notebooks e dispositivos portáteis. Com a decisão, diversos produtos deixarão de ser comercializados. São eles:

  • Optane Memory 900P e 905P – AIC – 280 GB, 480 GB, 960 GB e 1,5 TB
  • Optane Memory 900P e 905P – U.2 – 280 GB, 480 GB, 960 GB, 1,5 TB
  • Optane Memory 905P – M.2 – 380 GB
  • Optane Memory M10 – M.2 – 16 GB, 32 GB, 64 GB
  • Optane Memory 800P – M.2 – 58 GB, 118 GB
intel ssd optane
As memórias SSD Optane, da Intel, eram conhecidas por sua velocidade aprimorada de leitura. Agora, elas seguem apenas no mercado corporativo. Imagem: Intel/Divulgação

A ideia é que a empresa termine os envios das unidades já adquiridas, com expectativa de esgotar o estoque até 26 de fevereiro de 2021. Depois dessa data, a linha Optane estará oficialmente – e permanentemente – morta. “A Intel não vai oferecer novas capacidades do SSD de memória Optane como produto de transição para o segmento de consumo”, diz a empresa. “A companhia vai se concentrar na linha Optane Memory H20, que oferece armazenamento de estado sólido para esse segmento.”

publicidade

A memória híbrida H20 não é, nem de perto, tão veloz quanto os modelos Optane – e é essa a razão para ela ser exclusiva para computadores portáteis. A ideia é que a família Optane seja agora dedicada primariamente ao mercado corporativo: nessa linha, a empresa lançou recentemente a Optane SSD P5800X, para grandes servidores. Ao que tudo indica, o foco será continuar levando a marca Optane – cuja propriedade intelectual ela detém em colaboração com a Micron – para empresas.

Vale lembrar que, hoje, a Intel não “produz” memórias Optane. Ela simplesmente compra a parte física da Micron e licencia o material com sua logomarca.

publicidade

Fonte: Tom’s Hardware

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!