Os brasileiros se superam quando o assunto é criatividade. Quem diria que alguém pensaria em transformar o PIX em uma espécie de método para conseguir novos encontros?

Sim, isso está acontecendo. E os adeptos têm até “nome”: são os “pixsexuais”. Inclusive, muita gente acredita que o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central pode ser o novo Tinder.

Ao divulgar uma de suas chaves do PIX nas redes sociais, as pessoas podem receber dinheiro de desconhecidos. Como o sistema também permite o envio de uma mensagem com a transferência, é possível, por exemplo, iniciar uma conversa mandando 1 centavo para o crush.

Embora tudo isso pareça ser bastante divertido, existem diversos riscos. Ao informar o número do CPF, por exemplo, pessoas com más intenções podem usar esse dado para fazer compras e solicitar diversos tipos de serviços.

publicidade

A divulgação do número de celular também traz dores de cabeça. Você poderá receber mensagens via WhatsApp de quem não quer, além de se tornar vítima de trotes.

Por isso, se quer paquerar via PIX, a principal sugestão é usar uma chave aleatória. Mesmo se divulgada, ela não compromete nenhum de seus dados pessoais.