Não é de hoje que o Telegram vem subindo em popularidade, mas nas últimas semanas o mensageiro tem chamado ainda mais a atenção por conta das polêmicas do WhatsApp em relação a sua política de privacidade. Já uma boa ideia para quem participa de muitos grupos no Telegram é fazer com que ele apague as imagens, vídeos e outros itens mídia baixados em conversas.

Para isto, felizmente, o Telegram conta com uma função para realizar esta tarefa de forma automática, que além de ser útil, pode ser configurada em poucos minutos. A seguir, veja como fazer o Telegram apagar automaticamente as imagens, vídeos e outros itens de mídia baixados em conversas.

publicidade

Importante

Assim como foi explicado acima, o recurso exibido abaixo se trata de um recurso oficial do Telegram e você não precisará instalar aplicativos de terceiros para fazer uso deles. Apesar de você apagar localmente os arquivos, as imagens e outros itens recebidos ainda poderão ser baixados na nuvem, uma vez que eles continuarão nos servidores do Telegram, ou seja, eles serão apagados apenas de seu celular.

O procedimento abaixo foi realizado no Telegram em um celular com o Android, mas também pode ser feito no iOS (sistema do iPhone).

publicidade

Como fazer o Telegram apagar imagens e outros itens recebidos de forma automática

A configuração a ser feita no mensageiro é bem simples e o período para que esta tarefa ocorra pode ser até mesmo personalizado, o que deve mudar de acordo com a sua necessidade. Confira:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e baixe ou atualize o Telegram para a última versão disponível;

publicidade

2. Abra o aplicativo normalmente e toque no ícone representado por “três linhas”. Então, entre em “Configurações”;

Como fazer o Telegram apagar imagens e outros itens recebidos de forma automática - Passo 1

3. Na nova tela, toque em “Dados e Armazenamento” e entre em “Uso do Armazenamento”;

publicidade
Como fazer o Telegram apagar imagens e outros itens recebidos de forma automática - Passo 2

4. Na parte superior, na função “Manter Mídias”, escolha o período pelo qual o Telegram deverá manter os itens recebidos até que eles sejam apagados.

Como fazer o Telegram apagar imagens e outros itens recebidos de forma automática - Passo 3

Nesta tela do Telegram, vale notar, você também poderá apagar o seu cache e até mesmo a sua base de dados local, que seria o backup de suas conversas.

Como fazer o Telegram apagar imagens e outros itens recebidos de forma automática - Passo 4

Pronto! Agora, você já sabe como fazer o Telegram apagar de forma automática as imagens e outros arquivos de mídia recebidos por suas conversas.