A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan aguardam ansiosamente a chegada do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para conseguir produzir nacionalmente as vacinas contra Covid-19. No entanto, ao que tudo indica, o Brasil precisará rever suas posições em relação à Huawei e sua participação na implementação do 5G no Brasil para receber os insumos para vacinas.

Os insumos para vacinas necessário para as vacinas está preso na China, pronto para ser enviado ao Brasil, mas retido em uma crise diplomática com o país, que sempre foi alvo de críticas do governo Bolsonaro, incluindo uma coleção de falas negativas do próprio presidente, de seus filhos, de ministros e do chanceler Ernesto Araújo.

publicidade

Com as relações ruins, a China parece exigir uma contrapartida para liberar os ingredientes para as vacinas. Segundo informação da Folha de S. Paulo, essa contrapartida é a participação da Huawei no processo do 5G, e o governo estaria disposto a diminuir o tom para validar a entrada da gigante chinesa no projeto.

A “trégua” citada pela publicação duraria tempo suficiente para que se estabeleçam as regras para o leilão das frequências do 5G, que deve ser realizado pela Anatel ainda neste ano, com previsão para o primeiro semestre.

publicidade

A Huawei, como uma das maiores fabricantes de equipamentos de rede do mundo, é uma das companhias líderes em 5G, e tem ao seu lado o interesse das operadoras, que já têm contratos com a chinesa para as redes de internet móvel já existentes. Para as empresas, é interessante manter a presença da Huawei, para manter os custos da implementação da nova geração da tecnologia baixas, então elas têm sido defensoras da participação da empresa chinesa no processo.

A questão da Huawei se complicou nos últimos anos. Quando Donald Trump definiu um embargo à companhia que proibiu que empresas americanas fizessem negócios com a chinesa alegando preocupação com privacidade e risco de espionagem, os reflexos da decisão foram sentidos no mundo inteiro. Com o governo brasileiro totalmente alinhado com a visão trumpista, as relações com a companhia ficaram bastante difíceis.