Desde a transição para a plataforma Intel, os Macs se tornaram conhecidos por oferecer o “melhor de três mundos”. Em uma mesma máquina era possível rodar tanto o mac OS quanto o Windows e distribuições Linux (em uma configuração dual-boot), ou mesmo múltiplos sistemas simultaneamente usando uma solução de virtualização como o Parallels. Mas os novos Macs equipados com o chip M1, desenvolvido pela própria Apple, são diferentes.

Como são baseados na mesma arquitetura ARM usada pelos iPhones e iPads, não conseguem rodar nativamente os sistemas operacionais desenvolvidos para os processadores Intel. São necessárias novas versões, feitas sob medida para o novo chip.

publicidade

Em novembro um desenvolvedor conseguiu rodar em um Mac com processador M1, sob virtualização, uma versão ARM do Windows 10, feita para rodar nos tablets Surface Pro X. E agora é a vez do Linux.

A equipe da Corellium conseguiu portar o Linux para a arquitetura M1. Segundo Chris Wade, CTO da empresa, o sistema já é “totalmente usável” e roda a partir de um disco USB. A interface de rede nativa ainda não funciona, mas é possível usar um adaptador de rede USB C.

publicidade

Gráficos também funcionam, mas sem aceleração por hardware devido à falta de drivers para a GPU. Mas já é o suficiente para rodar o ambiente desktop do Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla”. As mudanças (patches) no kernel Linux já estão disponíveis em um repositório da Corellium no Github, e um tutorial de compilação e instalação do sistema será publicado em breve.

Curiosamente, o processo de carga do Linux usa o “pongoOS”, um bootloader que é parte do jailbreak checkra1n. Ele é carregado primeiro, usando um “exploit” chamado checkm8 descoberto em 2019, e o kernel Linux é carregado em seguida. Vale frisar que, apesar de o pongoOS ser um componente do checkra1n, não é necessário fazer jailbreak do computador de nenhuma forma para carregar o Linux.

publicidade

Atualmente os únicos Macs equipados com processador M1 são o Macbook Air, Macbook Pro de 13” e Mac Mini. A Apple irá migrar toda a linha de computadores, incluindo os Mac Pro, para a nova arquitetura, processo que pode levar até dois anos.

Fonte: Apple Insider