A tecnologia 5G já começou a transformar o mundo. Em vários países, usuários já têm acesso às altíssimas velocidades da nova tecnologia. E essa é uma transformação que está apenas começando.

Mais velocidade é apenas um dos aspectos da tecnologia 5G – há outros igualmente importante, como, por exemplo, a latência. Esse é o tempo necessário para que uma informação saia do seu smartphone, por exemplo, encontre um primeiro servidor na internet, e retorne para o seu aparelho. É o que fazemos quando, por exemplo, acessamos um site na internet. Quando você clica ou insere um endereço no seu navegador, seu smartphone envia essa informação pela rede celular ou pelo wi-fi. Quando a página do site que você procura começa a ser carregada, aí temos a medição da latência: é o intervalo para que tudo isso aconteça. No 5G, esse tempo é curtíssimo, ficando muitas vezes abaixo do 1 milissegundo. E essa mudança vai significar uma verdadeira revolução.

Ao combinar latência super baixa com velocidade super alta, o 5G vai abrir o caminho para uma série de inovações, como por exemplo, os famosos carros autônomos. Carros conectados via 5G podem ter um tempo de resposta mais rápido do que o reflexo humano – ou seja, os automóveis serão mais precisos e mais efetivos na hora de evitar acidentes, por exemplo.

O 5G vai tornar muito mais barato automatizar linhas de produção de indústrias e até tornar possível uma digitalização do campo, com máquinas controladas à distância, de forma muito mais barata e eficiente.

É na ponta dos seus dedos e na tela do seu smartphone que a tecnologia 5G vai dar um verdadeiro show. Filmes em altíssima definição vão poder ser assistidos sem qualquer interrupção. Transmitir vídeos e fazer videochamadas também se tornará ainda mais fácil, com imagens muito melhores e sem engasgos. Games online, mesmo aqueles com recursos complexos, se tornarão comuns. Ao final, sua conexão de celular vai ser a melhor de todas as suas conexões. As velocidades oferecidas pelo 5G são tão altas, que vão além daquelas que hoje são ofertadas pela fibra óptica, por exemplo. Ou seja, no futuro, o 5G tem potencial para aposentar todas os outros tipos de conexão. E o seu smartphone será a porta de entrada para isso – porque ele sempre poderá ser usado, por exemplo, para levar internet para todos os aparelhos da sua vida.

A corrida do 5G já começou. Já há vários aparelhos compatíveis com a tecnologia aqui no Brasil. A Motorola responde pela maior parte deles, inclusive oferecendo compatibilidade com o 5G DSS. Anote aí todos os aparelhos Motorola compatíveis com a nova tecnologia. São eles, o Moto G 5G, Moto g 5G plus, Motorola Edge e Motorola Edge+. Aproveite para conhecer neste link os modelos de smartphones compatíveis com o 5G que já estão disponíveis por aqui. E prepare-se para o futuro porque ele já está aqui!