EnglishPortugueseSpanish

Os vídeos em High Dynamic Range, o popular HDR, do YouTube finalmente vão chegar aos consoles Xbox. A plataforma acaba de anunciar suporte à tecnologia nos modelos Xbox One S, Xbox One X, Xbox Series S e Xbox Series X.

Isso significa que as imagens nos videogames da Microsoft vão aparecer mais coloridas e com melhor qualidade — a depender do setup, claro. Primeiramente, é preciso verificar se a TV ou o monitor utilizado tem suporte HDR. Se sim, o aplicativo do YouTube vai configurar os vídeos automaticamente para a reprodução.

publicidade

Além disso, é necessário observar qual a resolução máxima oferecida pelo console. O Xbox One Series X, por exemplo, suporta imagens 4K a até 60 quadros por segundo, enquanto o Xbox Series S exibe imagens 1.440p HDR a 60 quadros por segundo.

Para confirmar se o conteúdo HDR do YouTube está sendo reproduzido corretamente no Xbox, basta verificar o painel “Estatísticas para nerds” e conferir se o material apresenta o formato “HDR PQ Rec.2020”.

Xbox Series S e Xbox Series X
Além do modelos Series X e Series S, Xbox One X e Xbox One S também ganham suporte para os vídeos HDR do YouTube. Foto: Mr.Mikla/Shutterstock

O Xbox One já oferece o suporte a HDR em serviços de streaming como Netflix e Prime Video, da Amazon. No YouTube, será a primeira vez que os vídeos com a tecnologia serão compatíveis com os consoles da Microsoft, mas o recurso era prometido desde 2017.

Por outro lado, os vídeos em HDR do YouTube já estão disponíveis no PlayStation 4, da Sony. A expectativa é que o suporte chegue em breve a seu sucessor, o PlayStation 5.

publicidade

O que é a tecnologia HDR

O HDR é encarado como uma das tecnologias mais promissoras para imagens. Seu nome pode ser traduzido como “grande alcance dinâmico” e diferentemente da resolução 4K, que é relacionada ao número de pixels exibidos, o HDR refere-se a quantas cores cada pixel pode assumir — e, sim, são bem mais tons do que os disponíveis nas TVs full HD.

Isso significa ganhos expressivos de contraste e brilho em cada pixel. Com isso, o azul do céu fica mais vibrante, o verde da paisagem ganha mais vivacidade e assim por diante. É preciso, porém, que as imagens exibidas também usem a tecnologia.

Diversos serviços de streaming já incorporaram o HDR. O YouTube por enquanto tem poucos vídeos desse tipo, mas o anúncio da chegada do suporte HDR aos consoles Xbox deve estimular a produção de conteúdos com a tecnologia.

Via: The Verge/Engadget