A Qualcomm, uma das forças por trás do desenvolvimento e expansão do 5G, revelou nesta sexta-feira (22) o SoC Qualcomm Snapdragon 870 5G. Além do suporte a conexão 5G com frequência sub-6 GHz e mmWave, o sucessor do Snapdragon 865 Plus foi projetado para oferecer desempenho superior em tarefas pesadas e nos jogos, graças a tecnologia Snapdragon Elite Gaming.

O Snapdragon 870 5G faz parte da quinta geração de SoCs da Qualcomm com tecnologia de inteligência artificial embarcada. Neste caso, com a ajuda do chip Hexagon 698 com aceleração inteligente de 15 TOPS (operações tera por segundo).

Os oito núcleos Kryo 585, fabricados no processo de 7 nm, alcançam frequência máxima de 3,2 GHz, e funcionam em conjunto com a GPU Adreno 650. A unidade de processamento gráfico oferece suporte às APIs: OpenCL 2.0 FP, Vulkan 1.1, OpenGL ES 3.2 e DX12.

Qualcomm
Snapdragon 870 5G é o sucessor do Snapdragon 865 Plus. Imagem: nikkimeel/Shutterstock

Por fim, o chip oferece suporte para sensores de câmera de até 200 MP, além dos formatos de vídeo Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG. Outro destaque, fica por conta da capacidade de utilizar telas com resolução QHD+ com taxa de atualização de 144 Hz.

publicidade

Em termos de conectividade, o Snapdragon 870 5G conta com modem X55 5G da Qualcomm e com o sistema FastConnect 6800, o que oferece banda de conexão móvel de até 7.5 Gbps. O chip também suporta Bluetooth 5.2 e o novo padrão de redes Wi-Fi 6, com largura de banda de até 1.774 Gbps.

“Com base no sucesso do Snapdragon 865 e 865 Plus, o novo Snapdragon 870 foi projetado para atender aos requisitos de OEMs e da indústria móvel. O Snapdragon 870 irá alimentar os principais dispositivos de clientes”, afirmou Kedar Kondap, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm.

Celulares com o Snapdragon 870 5G

A Motorola declarou que em breve terá o chip Snapdragon 870 5G em sua lista de lançamentos para 2021. O presidente da Motorola Mobility, Sergio Buniac, declarou que com essa plataforma, sua empresa “reforça o comprometimento com a tecnologia 5G. Assim como a rede(5G) continua se expandindo pelo mundo, continuamos a fazer o mesmo em nosso portfólio.”

Qualcomm
Fabricantes se preparam para lançar novos dispositivos com o chip da Qualcomm. Imagem: Ascannio/Shutterstock

Já a Xiaomi, destacou o sucesso de sua parceria com a Qualcomm. Lei Zhang, vice-presidente da Mi Smartphone e gerente geral de hardware da marca, disse que os smartphones equipados com a série de chips Snapdragon-8 “têm impressionado os clientes com sua performance.”

Zhang ainda comentou que o desempenho superior da nova plataforma móvel Snapdragon 870 5G vai possibilitar que a Xiaomi “continue desenvolvendo dispositivos topo de linha, além de trazer mais surpresas para seus clientes globais em 5G, câmera, IA e mais.”

A expectativa é que os primeiros aparelhos com o chip Snapdragon 870 5G sejam anunciados até abril.