EnglishPortugueseSpanish

A SpaceX tentará bater o recorde de enviar 133 satélites para o espaço em uma única missão. O lançamento do Transporter-1, a primeira missão do Programa SmallSat Rideshare da empresa de Elon Musk, está previsto para acontecer às 12h deste domingo (24), com uma janela de lançamento de 22 minutos, do Space Launch Complex 40 (SLC-40) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

O lançamento de um dos foguetes Falcon 9 estava originalmente agendado para dezembro, mas foi adiado várias vezes. Uma nova tentativa seria feita neste sábado (23), mas o tempo adiou para este domingo.

publicidade

O impulsionador de primeiro estágio do Falcon 9 já apoiou o lançamento da segunda missão de demonstração do Crew Dragon, a missão ANASIS-II, uma missão Starlink e o lançamento da 21ª missão de reabastecimento de carga do Dragon para a Estação Espacial Internacional. Após a separação, a SpaceX pousará o primeiro estágio do Falcon 9 no droneship Of Course I Still Love You, uma espécie de balsa que navega sozinha e que ficará estacionada no Oceano Atlântico.

A bordo deste lançamento estão 133 espaçonaves comerciais e governamentais (incluindo CubeSats, microsats e veículos de transferência orbital) e 10 satélites Starlink. Os satélites Starlink a bordo desta missão serão os primeiros na constelação a se posicionar em uma órbita polar.

A SpaceX provavelmente tentará recuperar a carenagem, ou cone do nariz, um movimento que está se tornando uma parte mais rotineira de cada missão.

O canal da SpaceX no YouTube transmitirá o lançamento ao vivo. Assista:

publicidade

Elon Musk diz que SpaceX que pegar foguetes no ar

O CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou no início deste mês que os foguetes Super Heavy podem renunciar totalmente aos pousos. Em vez disso, uma espécie de guindaste seria usado para resgatar o maior propulsor do mundo.

Musk revelou a informação em seu Twitter, ao responder um usuário que publicou um vídeo de como seria um pouso do Super Heavy. O CEO então afirmou que a SpaceX tentará coletar o booster com o braço da torre de lançamento. Veja:

O Super Heavy é o foguete encarregado de transportar a Starship, uma espaçonave de aproximadamente 1.400 toneladas por 25% do caminho até a órbita da Terra. Dessa forma, ele tornou-se o maior estágio de nave espacial já construído: são 70 metros de altura, nove metros de diâmetro e de 24 a 37 motores Raptor. Ele é maior e muito mais potente que o Falcon 9.

O objetivo do Super Heavy é impulsionar a nave Starship em seu caminho até Marte, a Lua ou em viagens hipersônicas ao redor do mundo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!