Por muitos anos, os fabricantes procuravam colocar telas cada vez maiores em seus smartphones. No entanto, em certo momento, seguir na direção contrária e lançar dispositivos com displays menores se tornou uma tendência. Pensando nisso, rumores indicam que a Sony planeja voltar para o segmento de aparelhos compactos. 

De acordo com informações e imagens reveladas pelo famoso informante OnLeaks, o novo aparelho possui uma tela de 5,5 polegadas, que o coloca como um celular maior que o iPhone 12 mini – aparelho compacto lançado pela empresa da maçã em outubro do ano passado.

O que a empresa parece querer com este lançamento é competir diretamente com a Apple e seu aparelho menor.  

Aparelho possui câmera traseira rente ao corpo do dispositivo e bordas mais grossas. Foto: Voice/OnLeaks

A questão aqui é que o Xperia Compact é menor do que a maioria dos dispositivos premium lançados pelas grandes empresas. Além da tela menor, o modelo conta com algumas características presentes em aparelhos mais antigos, como é o caso das câmeras traseiras que são embutidas no corpo do celular e bordas mais grossas.  

publicidade

A grande questão do lançamento é se ele de fato fará sucesso como outros aparelhos populares – já que, nos últimos tempos, usuários começaram a optar por telas cada vez maiores para consumir mais filmes e séries.  

Compact no Brasil 

Em 2018, a Sony lançou no Brasil uma versão Compact. Tratava-se do XZ2 Compact. Na época, o dispositivo era o “irmão menor” do lançamento principal da empresa.  

Os dois eram praticamente idênticos, mas o XZ2 Compact tinha a vantagem de ser menor e poder agradar usuários que se incomodavam com o tamanho cada vez maior de smartphones. 

Ambos contavam com processador Snapdragon 845 com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. A diferença ficava por conta da tela (5,7 polegadas no XZ2 e 5 polegadas no XZ2 Compact) e bateria (3.180 mAh no XZ2 ou 2.870 no XZ2 Compact). 

O preço da versão menor era de R$ 3,3 mil, enquanto a variante com tela maior custava R$3,8 mil. 

Via: SlashGear