Quem imaginaria que um filhote de tiranossauro teria o mesmo tamanho de um cachorro Border Collie? Pelo menos é isso que constata uma nova pesquisa realizada por uma equipe de paleontólogos que analisaram os primeiros fósseis de embriões da espécie “prima” do T-Rex, descobertos no final de 2020.

De acordo com as análises dos tamanhos dos fósseis, realizadas por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, estima-se que os bebês tiranossauros tinham “apenas” um metro de comprimento quando eclodiam dos ovos. Quando adultos, essas criaturas eram capazes de alcançar 12 metros de comprimento, chegando a pesar oito toneladas.

publicidade

Os ossos das mandíbulas dos filhotes mediam aproximadamente três centímetros de comprimento, apresentando uma característica de queixo pronunciado no animal e indicando que esse aspecto físico, característico da espécie, estava presente antes de os animais nascerem. Inclusive, os estudos indicam que os filhotes eram bem parecidos com seus pais.

As dimensões estimadas dos bebês tiranossauros levaram os pesquisadores a calcular que os ovos possuíam cerca de 43 centímetros. Embora nenhum ovo ainda tenha sido encontrado, a descoberta pode ser valiosa para reconhecimentos dos ovos no futuro ou mesmo identificar hábitos de aninhamento da espécie.

publicidade
Fóssil de tiranossauro
Fóssil da mandíbula de filhote de tiranossauro mede apenas três centímetros. Foto: Greg Funston/Divulgação

Importância da descoberta

Apesar de as descobertas não indicarem tantas informações, pouco se sabe sobre os estágios de desenvolvimento dos tiranossauros, que viveram na Terra há mais de 70 milhões de anos.

Como a maioria de fósseis encontrados são de tiranossauros mais jovens ou adultos, os estudos dos filhotes da espécie acaba sendo uma incógnita.

publicidade

Felizmente, os fósseis da mandíbula e das garras encontradas no Canadá e nos Estados Unidos foram capazes de dimensionar a aparência e o tamanho dos bebês tiranossauros e constatar que os tiranossauros podem ter sido o maior filhote nascido de ovos em toda a história.

As revelações também devem servir como janela para que novas descobertas sejam feitas, agora que os paleontólogos possuem mais informações e podem identificar mais facilmente “rastros” da espécie.

publicidade

Via: SlashGear

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!