EnglishPortugueseSpanish

Com o passar do tempo é bem comum que você instale diversos aplicativos no Android para realizar tarefas diferentes. Assim, para que o seu celular fique com a performance em dia é necessário fazer algumas configurações nele, como por exemplo, definir o nível dos aplicativos em espera para limitar o que eles podem ou não fazer.

O recurso em questão foi implementado ainda no Android 9 Pie, mas nem sempre vem configurado por padrão e pode ser bem útil para pessoas que estejam buscando ter uma autonomia maior na bateria. A seguir, confira como colocar aplicativos no modo de espera no Android.

publicidade

Importante

Assim como foi explicado acima, para realizar esta tarefar, o recurso abordado neste tutorial se trata de uma função nativa do Android, ou seja, não é necessário instalar nenhum aplicativo de terceiros. Além disto, apesar de mexer diretamente no sistema, o procedimento abaixo não requer root e nem oferece riscos para os aparelhos.

Nos testes realizados pelo Olhar Digital foi verificado que, apesar de se tratar de um recurso nativo, algumas fabricantes não incluem essa função em sua interface, ou seja, o procedimento abaixo pode não funcionar em alguns celulares. Ainda de acordo com a fabricante de seu celular, algumas telas ou menus podem ser diferentes do que é visto nas imagens deste tutorial.

Como configurar os aplicativos em espera no Android

Antes de explicar como deixar aplicativos neste modo, é necessário entender como ele funciona. De forma geral, os aplicativos no Android costumam rodar em segundo plano para realizar algumas atividades, que com esta função podem ser mais limitadas. Para isso, existe quatro opções de níveis, que são:

  • Active – O aplicativo poderá rodar sem restrições as suas atividades;
  • Working_Set – O Android colocará algumas restrições, mas não impedirá processos em segundo plano ou notificações;
  • Frequent – Os apps usados com frequência, mas não de forma diária, terão limitações para rodar atividades e mandar notificações;
  • Rare – Os aplicativos menos utilizados em seu celular terão as suas atividades ainda mais limitadas, inclusive com a possibilidade de terem o acesso à internet restrito.

Agora que você já conhece os “níveis do modo de espera”, é necessário saber como alterá-los, sendo que para isto é preciso ter acesso as opções de desenvolvedor. Veja:

publicidade

1. Entre nas “Configurações” do Android e vá em “Sobre o dispositivo”;

Como definir o nível dos aplicativos em espera no Android - Passo 1

2. Dê “7 toques” em “Número da versão ou até aparecer a mensagem “Você agora é um desenvolvedor”.

Como definir o nível dos aplicativos em espera no Android - Passo 2

Uma vez que as opções de desenvolvedor já estão ativadas no Android, você poderá configurar os aplicativos no modo de espero. Para isto, siga este passo a passo:

1. Abra novamente as “Configurações” do Android e vá em “Sistema”;

Como definir o nível dos aplicativos em espera no Android - Passo 3

2. Entre em “Opções do desenvolvedor” e, em “Apps”, toque em “Apps em espera”;

Como definir o nível dos aplicativos em espera no Android - Passo 4

3. Selecione o programa desejado e o nível de atividade dele conforme explicado anteriormente.

Como definir o nível dos aplicativos em espera no Android - Passo 5

Pronto! Agora, você já sabe como deixar aplicativos no modo de espera no Android para economizar bateria e melhorar a performance do celular.