EnglishPortugueseSpanish

As fontes e emojis do Android podem ser desvinculados de futuras atualizações do sistema, com a mudança já tendo efeito no Android 12, segundo algumas informações públicas do Google.

Atualmente, formatos de escrita como fontes e emojis são atrelados à partição de sistema do Android, o que força o Google a atualizá-las apenas quando uma nova versão do sistema operacional se faz disponível. Considerando como cada fabricante tem seu próprio tempo de atualização, algumas pessoas podem receber mudanças e correções de escrita bem antes, ou bem depois.

publicidade
fontes e emojis
Hoje, emojis dependem de atualização de sistema no Android para serem corrigidos ou renovados, mas mudança no Android 12 pode deixá-los independentes. Imagem: stas11/Shutterstock

Segundo uma listagem pública de objetivos para o Android 12, o Google pretende mudar esse detalhe, tirando as fontes e emojis da partição sistêmica e colocando tudo na partição de dados. Desta forma, sempre que o Consórcio Unicode – autoridade que define fonte digitais e cria emojis – lançar novos pacotes, estes poderão ser atualizados no Android separadamente do sistema.

Essa listagem estava disponível na página pública do Android desde novembro de 2020, porém apenas agora é que elas foram oficializadas:

“Set up /data/fonts directory for updatable system fonts

– /data/fonts/files The updated font files are placed this directory. This files under this directory are readable by any apps. Only system_server can write font files to this directory.

publicidade

– /data/fonts/config The font configuration used by system_server is stored in this directory. Only system_server can read/write this directory.”

Acima, por exemplo, vemos nas duas primeiras linhas a mudança das fontes para “Dados” (Data) ao invés de “Sistema” (System). Na terceira linha, está posicionada uma medida de segurança, que rege que apenas o servidor pode escrever ou sobrescrever arquivos de fontes. Isso serve para impedir que maus atores – hackers, invasores e outras pessoas – possam quebrar as formas de escrita do seu aparelho Android.

“Add /data/fonts/files directory The updated font files will be stored to /data/fonts/files and all application will read it for drawing text. Thus, /data/fonts/files needs to be readable by apps and only writable by system_server (and init)”

Aqui, temos um detalhamento maior, ressaltando a mudança de pasta de armazenamento das fontes e emojis, bem como a ordem de que os arquivos nesta pasta podem ser “lidos” por qualquer aplicativo, porém apenas alterados pela partição de sistema.

“Add tests for permission of /data/fonts/files”

Finalmente, uma ordem que relaciona testes a serem realizados dentro da nova pasta, para assegurar que tudo corra bem.

Considerando que as páginas do projeto referem-se especificamente ao Android 12, podemos esperar que a próxima versão do sistema operacional já conte com tais mudanças. É o tipo de alteração que o usuário casual não vai perceber, mas que traz consequências consideráveis.

O Google não comentou as informações até o momento. O Android 12 ainda não tem previsão para chegar, mas se o calendário do Google se manter consistente, a nova versão do sistema operacional móvel deve chegar em meados de 2022, com três a cinco versões de teste antes disso.

Fonte: Android Project (1) (2) (3)