O Google Lens, usado para reconhecer objetos e lugares, escanear textos e buscar produtos em lojas online, agora permite fazer a tradução imediata de palavras mesmo offline.

Em uma atualização recente para smartphones Android, o aplicativo já vinha oferecendo tradução simultânea via Google Translate. Mas, para isso, dependia de uma conexão estável com a internet.

publicidade

Na nova versão, o Google Lens agora permite que você faça o download de um pacote contendo o idioma desejado. Evidentemente, em um primeiro acesso, com internet.

Basta navegar até a aba “Traduzir” e acessar o menu de idiomas que aparece na tela. Imediatamente, você perceberá um botão para baixar o idioma selecionado.

Uma vez instalado, o idioma selecionado ficará disponível para identificar e traduzir objetos capturados pela câmera via Google Lens, completamente offline.

Mas, atenção: o recurso ainda não está disponível para todos. O Google está liberando a novidade via servidor, ou seja, você provavelmente não a verá no menu da Play Store. Ela deve simplesmente aparecer no seu smartphone.

A novidade promete ser especialmente útil para quem viaja para outros países, mas conta com um plano limitado de dados.