A Tesla anunciou, nesta quinta-feira (28), duas novas versões de seus carros elétricos (EVs) Model S e Model X. Apelidadas de Plaid, as versões apresentam uma boa repaginada em ambos os veículos — tanto em seus interiores quanto nas partes exteriores —, trazem mais potência e dispõem de novas telas de entretenimento para rodar até jogos mais atuais

Tratando-se de mudanças no exterior, a nova versão do Model S traz atualizações discretas, com destaque para o novo teto de vidro do veículo. Seu design faz com que o carro atinja um coeficiente aerodinâmico (coeficiente de arrasto) baixo, dando ainda mais potência e aerodinâmica.

O interior do carro foi totalmente repaginado: o novo Model S apresenta um volante moderno, em formato de U — similar ao visto no Roadster. Além disso, os bancos traseiros foram redesenhados, ganhando espaços extras para as pernas e um braço retrátil com armazenamento integrado e tecnologia de carregamento sem fio.

Volante em formato de U da Tesla
Volante das novas versões do Model S e Model X tem design moderno. Foto: Tesla/Divulgação

O carro dispõe de três telas: uma localizada atrás do volante, outra no painel central, e uma última entre os bancos dianteiros, permitindo melhor visualização para os passageiros na parte traseira do carro.

publicidade

Inclusive, a nova tela no painel central, presente no novo Model S e no novo Model X, é alimentada por um chip capaz de produzir 10 teraflops, permitindo que os passageiros joguem games como “The Witcher 3” e “Cyberpunk 2077“. Tudo isso com suporte para controle sem fio.

Nova tela interativa dos modelos S e X
Entretenimento garantido com as novas telas dos modelos S e X da Tesla. Imagem: Tesla/Divulgação

Mas a principal novidade é o novo powertrain — conjunto de embreagem, caixa de marchas, eixos de transmissão, diferencial e rodas motrizes — adicionado aos modelos e que traz ganhos na potência dos veículos. Enquanto a versão mais simples de motor Long Range chega a 249 km/h (com alcance de 663 km), as versões Plaid e Plaid Plus alcançam 321 km/h (com alcance de 627 km e 836 km, respectivamente).

E claro que todas essas melhorias são refletidas no valor do veículo. O Long Range poderá ser adquirido por US$ 79.990 (R$ 434 mil em conversão direta). Já versão Plaid custa US$ 119.000 (R$ 646 mil em conversão direta), enquanto o Plaid Plus tem custo de US$ 139.000 (R$ 775 mil em conversão direta).

Model X

O novo modelo SUV da Tesla também recebeu alguns retoques, mas bem mais discretos dos que os vistos no Model S.

O design interno do veículo se manteve, mas o volante em formato de U e as novas telas no painel principal e banco traseiro também foram incorporadas ao carro.

Model X, da Tesla
Powertrain também foi incorporado no novo Model X, da Tesla. Foto: Tesla/Divulgação

A nova versão do Model X com motor duplo Long Range possui alcance de 579 km, atinge 249 km/h e sai por um valor de US$ 89.990 (R$ 489 mil em conversão direta). Já a versão Plaid, que chega a 262 km/h e tem alcance de 547 km, tem custo de US$ 119.00 (R$ 646 mil em conversão direta).

Tanto a nova versão do Model S quanto o novo Model X devem começar a ser entregues já em fevereiro de 2021.

Via: The Verge