Desde que a Microsoft passou a usar o motor do Chrome no Edge, muitos usuários migraram para ele devido ao seu bom consumo de memória e outros recursos. Apesar da boa fama, muitas pessoas notaram uma lentidão no navegador para abrir sites e passaram a procurar como corrigir este erro do Edge.

O problema em questão não tem relação com a internet dos usuários e sua conexão, mas ocorre devido a uma configuração do Windows bem antiga, que já existe desde os tempos em que o Internet Explorer ainda era o navegador padrão da Microsoft. A seguir, confira como corrigir o problema de lentidão do Edge para abrir sites.

Importante

O tutorial abaixo foi realizado com a versão estável do Edge e o Windows 10 na versão 2004, mas ele funciona em outras versões do Edge e do sistema da Microsoft. Esta configuração também existe em outras versões do Windows, mas o caminho para chegar até ela acaba sendo diferente.

Como corrigir a configuração do Windows 10 que deixa o Edge lento

Apesar de o problema afetar de fato o Microsoft Edge, a configuração que o deixa lento faz parte do Windows 10, ou seja, ela não é feita no navegador. Veja:

publicidade

1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10;

2. Na janela aberta, entre em “Rede e Internet”;

Como corrigir a configuração do Windows 10 que deixa o Edge lento - Passo 1

3. Então, no menu lateral, clique em “Proxy”;

Como corrigir a configuração do Windows 10 que deixa o Edge lento - Passo 2

4. Desmarque a opção “Detectar configurações automaticamente”;

Como corrigir a configuração do Windows 10 que deixa o Edge lento - Passo 3

5. Se preciso, também desmarque a opção abaixo “Usar script de instalação”. As configurações finais devem ficar assim como sugere a imagem abaixo.

Como corrigir a configuração do Windows 10 que deixa o Edge lento - Passo 4

A partir deste momento, o Edge já não deve procurar por uma configuração de proxy na hora de ser inicializado. Ainda assim, é recomendado que você feche qualquer processo do navegador antes de voltar a usá-lo ou que reinicie a máquina se possível.

Pronto! Agora, você já sabe como corrigir a configuração do Windows 10 que está deixando o navegador da Microsoft lento para abrir sites quando é inicializado.

Fonte: Techdows