EnglishPortugueseSpanish

É possível que o Facebook esteja prestes a se envolver em uma nova ação judicial. Só que, desta vez, como autor: a companhia prepara um processo antitruste contra a Apple.

Os ataques são contra as políticas da App Store e um recurso de privacidade do iOS 14 anunciado em 2020 – a ferramenta vai tornar o rastreamento entre apps mais difícil para os anunciantes. A nova funcionalidade foi adiada até 2021 para que os desenvolvedores tenham tempo para se preparar.

publicidade

A alegação do Facebook é que a Apple força os desenvolvedores de aplicativo a aceitarem as regras da App Store, mas não faz o mesmo com seus próprios apps – e que isso torna muito difícil competir com a Apple em áreas como games, mensagens e compras.

O descontentamento do Facebook não é recente. Desde que a nova ferramenta foi anunciada, a empresa alega que ela pode reduzir a renda vinda de anúncios e afetar pequenos negócios.

Enquanto empresas que dependem de anúncios se manifestam contra o recurso de privacidade, grupos que defendem os direitos digitais apoiam a Apple. E a Apple se mantém firme no propósito de implantar a ferramenta: segundo a empresa, a funcionalidade antirrastreamento chega ao iOS beta antes do segundo trimestre.

Discórdia entre Facebook e Apple é antiga

Fontes internas sugerem, entretanto, que o Facebook pode não dar seguimento ao processo, já que há resistência interna à ação – funcionários temem que os ataques sejam vistos como forma de proteger os interesses do Facebook, não dos pequenos negócios. O grande objetivo da ação é fazer a App Store mudar essas normas.

A forma como Facebook e Apple lidam com dados de usuários e privacidade já é motivo de discórdia entre eles há tempos. Tim Cook critica o modo como o Facebook trata os dados dos consumidores e a rede social ataca os preços altos da Apple.

Não é a primeira vez que o Facebook ameaça ir à Justiça contra a Apple. Em dezembro, a companhia disse que forneceria documentos internos para ajudar a Epic Games contra a Apple.

Fonte: The Information, Apple Insider