O navegador Vivaldi, conhecido pelos internautas que querem privacidade na web e pela grande capacidade de personalização, acaba de ganhar uma novidade bastante útil para quem precisa lidar com múltiplas abas abertas ao longo do dia: a capacidade de empilhar abas em dois níveis.

O novo recurso é, na verdade, uma variante dos grupos de abas, algo que já existe no Google Chrome e em versões mais antigas do Vivaldi. Mas em vez de agrupar as abas horizontalmente, uma ao lado da outra, os grupos aparecem como uma aba própria em um segundo nível, acima das outras. 

publicidade

É mais fácil entender com uma imagem. No exemplo abaixo, é possível ver na linha de cima a aba do grupo ueno.design, que contém três 3 abas. Clicando nela, as abas pertencentes ao grupo são abertas em uma linha logo abaixo.

Uma pilha de abas no Vivaldi. A aba “ueno.design”, no nível superior, contém as três abas mostradas abaixo dela. Imagem: Vivaldi

Para criar uma pilha, segure a tecla Windows (ou Command, em um Mac) e clique nas abas que deseja empilhar. Agora clique com o botão direito do mouse sobre qualquer uma delas e escolha a opção “Nova pilha de abas” (New Tab Stack) no menu.

publicidade

A novidade está presente na versão 3.6 do navegador, para Windows, Mac ou Linux. Também há uma versão para smartphones Android. Lançada em abril passado, ela recentemente recebeu um bloqueador de anúncios completo e novos recursos de privacidade e customização.

O Vivaldi foi criado por Jon von Tetzchner, cofundador da Opera, que faz o navegador do mesmo nome. O executivo é defensor da privacidade online, e em 2017 publicou uma carta em que pede que o Google “deixe de ser mal” e pare de rastrear seus usuários para exibir publicidade.

publicidade

Segundo ele, por causa disso a empresa sofreu “represália”: poucos dias depois todas as campanhas na conta da empresa no Google AdWords foram encerradas. A situação só foi resolvida após três meses de idas e vindas, quando a Vivaldi finalmente concordou em aceitar alguns termos impostos pelo Google.

Fonte: Vivaldi