EnglishPortugueseSpanish

O YouTube anunciou nesta sexta-feira (29) que está iniciando os testes de uma nova ferramenta, chamada “Clipes”. Com ela, os usuários poderão criar “recortes” de trechos engraçados ou interessantes de um vídeo, com 5 a 60 segundos de duração, e compartilhá-los com seus amigos e seguidores.

Para criar um clipe um usuário só precisa clicar no ícone da tesoura sob o vídeo. Depois basta definir um título, ponto de início e de encerramento. Cada clipe tem uma URL própria, e toca em loop na mesma página que o vídeo original. O vídeo abaixo explica o funcionamento dos clipes em mais detalhes.

publicidade

Inicialmente os clipes estão disponíveis em conteúdo de um pequeno grupo de criadores, tanto na interface web do YouTube quanto no app para Android, e chegará “em breve” à versão para o iOS.

Segundo Salahodeen, gerente de produto do YouTube Gaming, os clipes foram criados a partir dos pedidos de streamers que transmitem partidas e torneios de jogos, com múltiplas horas de duração, em seus canais. Apesar de inéditos no YouTube, os clipes são algo que já existe em outras plataformas, como o Twitch.

Em uma carta publicada recentemente a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, afirmou que aumentar a renda dos criadores de conteúdo é o principal objetivo da plataforma para este ano de 2021, e os clipes podem ser parte da estratégia para isso: Os criadores sabem que um clipe que viraliza pode atrair rapidamente uma grande quantidade de novo público para um canal.

Relembrando os resultados de 2020, a executiva afirma que o número de transmissões ao vivo diárias aumentou em 45%. Meio milhão de canais fizeram transmissões ao vivo pela primeira vez em 2020, e eles foram responsáveis por mais de 10 milhões de transmissões ao vivo na plataforma. Ela cita como exemplo de sucesso a dupla Jorge e Matheus, que transmitiu ao vivo um show da garagem de casa que foi exibido mais de 40 milhões de vezes.


Experimente o Disney+. Clique aqui e Assine agora!