Anunciado em setembro de 2019, um novo recurso para organizar as abas em uso do Google Chrome finalmente foi implementado para dispositivos Android. Efetivado na semana passada, a função parece ainda não estar disponível para todos, mas pode ser vista pela grande maioria de usuários que possuem a nova versão 88 do navegador – atualizado em janeiro.

Na versão anterior, as abas abertas eram organizadas de maneira bem semelhante às janelas em lista vertical do Aero, no Windows 7. Inclusive, a versão tradicional permaneceu inalterada por bastante tempo.

Agora, há um layout capaz de exibir seis abas por vez antes de descer a barra de rolagem. Com a nova interface, as abas não ocupam a largura total do dispositivo como na versão anterior, mas apresentam pré-visualizações melhores das páginas abertas.

Novo gerenciamento de abas do Google Chrome
Em sua mais nova atualização, Chrome modificou gerenciamento de abas no navegador. Imagem: Olhar Digital/Reprodução

O recurso também torna mais fácil a administração de páginas abertas em guias anônimas. No topo do layout, há uma opção para alternar entre os sites abertos em modo normal e no modo privado.

publicidade

Para fechar as abas, é possível clicar no “x”, localizado no canto superior direito de cada aba, ou simplesmente arrastá-las para o lado.

Agrupar abas no Chrome

Outra novidade com a atualização do Google Chrome para dispositivos Android é a possibilidade de agrupar abas em uma guia. Para isso, basta o usuário arrastar uma aba em cima de outra desejada. Com a novidade, um novo grupo de guias será criado, facilitando, por exemplo, a administração de páginas abertas de um mesmo site.

Grupos de guias no Google Chrome
Navegador agora permite o agrupamento de abas abertas. Foto: Olhar Digital/Reprodução

Infelizmente, nem todos os usuários estão conseguindo desfrutar do recurso, mas há uma forma manual de ativação. Para isso, é preciso copiar o endereço “chrome://flags/#enable-tab-grid-layout” (sem aspas) e colar no espaço URL do navegador em um dispositivo Android.

Feito isso, basta ativar – selecionando “Enable” – as opções “Tab Grid Layout”, “Tab Groups”, Tab Groups Continuation” e “Tab Group UI Improvements”. Será preciso reiniciar o navegador para confirmar as opções escolhidas.

Já para os usuários que estavam acostumados com a versão anterior, é possível utilizar o mesmo caminho para desabilitar os novos recursos implementados automaticamente.

Via: The Verge