Nesta segunda-feira (1º) entrou em funcionamento no Brasil a primeira fase do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking), novo sistema que promete revolucionar a indústria financeira. Sua implementação será feita gradualmente, em quatro etapas, até 15 de dezembro.

Na primeira fase, o Open Banking entrega as condições necessárias para que o mercado crie modelos de negócios e serviços que facilitem aos clientes comparar diferentes produtos e serviços financeiros disponíveis para contratação. 

Será obrigatória a abertura ao público de dados das instituições participantes do ecossistema do Open Banking sobre seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários. O compartilhamento será feito digitalmente, por meio de APIs abertas e padronizadas, e as informações disponibilizadas são mais amplas e detalhadas em relação ao que já é público atualmente.

Banco Central lançou a primeira etapa do Open Banking no país nesta segunda (1º). Foto:Raphael Ribeiro/BCB

Por enquanto, não há compartilhamento de dados de clientes, como informações cadastrais ou de transações financeiras. Tais dados só poderão ser compartilhados entre instituições participantes reguladas, autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central (BC) a partir da Fase 2, que se inicia em 15 de julho, e somente quando o compartilhamento for expressamente autorizado pelo próprio cliente.

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“Todas as trocas de informações no âmbito do ecossistema do Open Banking serão plenamente seguras, assim como são seguras todas as transações no âmbito do Sistema Financeiro Nacional”, assegura o Banco Central, por meio de nota oficial.

Cronograma do Open Banking

Ao longo de 2021, bancos deverão se adaptar às normas e atualizar seus sistemas para garantir a segurança das informações dos clientes. Confira abaixo as quatro fases da do compartilhamento de dados do Open Banking:

  • Fase 1: acesso ao público a dados de instituições participantes do Open Banking sobre canais de atendimento e produtos e serviços relacionados com contas de depósito à vista ou de poupança, contas de pagamento ou operações de crédito;
  • Fase 2 (concluída até 15 de julho): compartilhamento entre instituições participantes de informações de cadastro de clientes e de representantes, bem como de dados de transações dos clientes acerca dos produtos e serviços relacionados na Fase 1;
  • Fase 3 (concluída até 30 de agosto): compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento entre instituições participantes, bem como do do serviço de encaminhamento de proposta de operação crédito entre instituição financeiras e correspondentes no país eventualmente contratados para essa finalidade;
  • Fase 4 (concluída até 15 de dezembro): expansão do escopo de dados para abranger, entre outros, operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta, tanto no que diz aos dados acessíveis ao público quanto aos dados de transações compartilhados entre instituições participantes.

Via: Convergência Digital