EnglishPortugueseSpanish

De acordo com um rumor, a AMD pode terceirizar sua fabricação de chips para a Samsung. Se a informação for confirmada, a AMD pode ser a primeira companhia do mercado a produzir processadores fabricados em 3 nanômetros utilizando a infraestrutura da gigante sul-coreana.

Vale ressaltar que a Samsung é a principal concorrente da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), multinacional taiwanesa líder no segmento de fabricação de chips. Por isso, a companhia está investindo pesado para atrair novos clientes em 2021.

publicidade

A alta demanda no segmento é um dos fatores que levou a TSMC a lutar para conseguir cumprir acordos firmados com os seus parceiros comerciais. O atraso, inclusive, fez com que algumas empresas procurassem a Samsung para manter os níveis de produção em 2021.

AMD Ryzen 5 3400G
Novas APUs da AMD com GPU integrada podem ser fabricadas pela Samsung. Imagem: Alberto Garcia Guillen/Shutterstock

A AMD, um dos principais players no nicho hardware, se encontra exatamente nessa posição. De acordo com informações internas, a companhia norte-americana pode passar parte de produção de chips de processamento gráfico e APUs (tecnologia que integra um processador de arquitetura x86 com uma GPU no mesmo um chip) para a Samsung. Até então, quem cuidava de toda produção da AMD era a TSMC.

Além dos chips destinados para o mercado de PCs e placas gráficas, quem também produz os processadores da AMD que equipam a nova geração de consoles também é a TSMC, fato que também contribuiu para o sumiço do Xbox Series S e Series X, e do PlayStation 5 no varejo. Para garantir que esse processo de produção continue, a companhia precisa de um parceiro com grande capacidade de produção.

Produção de Chips: alta demanda da Apple

Apple
Produção de chips para a Apple já é responsável pelo uso de grande parte da infraestrutura da TSMC. Imagem: Dmitrii Pridannikov/Shutterstock

A Apple, maior cliente da TSMC, já é responsável por utilizar toda infraestrutura de fabricação de chips em 5 nm da companhia desde meados do ano passado. O processo de 3 nm, ainda mais avançado, também está garantido, pelo menos até o momento, apenas para a Maçã.

A parceria, porém, ainda não foi confirmada por nenhuma das empresas. No entanto, visto o cenário atual, pode ser uma decisão natural para a AMD, já que a Samsung é a única concorrente capaz de suprir a demanda da companhia.

Vale ressaltar que AMD e Samsung já são parceiras em outro projeto importante. Ambas trabalham em conjunto para desenvolver uma nova unidade de processamento gráfica Radeon voltada para dispositivos móveis. Essa GPU será integrada na próxima geração de chips da família Exynos.

Via: SamMobile