Ao usar o Chrome para navegar no Android não é incomum que você acabe com muitas guias abertas ao mesmo tempo e que elas acabem desorganizadas. Por sua vez, o Chrome possui um recurso que permite que as abas abertas fiquem no modo de “visualização em grade”, o que pode deixar a sua interface bem mais organizada do que com a configuração padrão.

Apesar de ser uma função bem útil, a verdade é que ela acaba ficando um pouco escondida no navegador e a sua ativação precisa ser feita de forma manual. A seguir, confira como ativar a visualização em grade no Chrome para visualizar os sites abertos nele mais facilmente.

Importante

O recurso abordado neste tutorial foi disponibilizado na versão 88 do Chrome estável, ou seja, você não precisa instalar a versão Beta ou Canary do navegador para testá-lo. Além disto, caso não goste da visualização em grade, é possível reverter o processo.

Como ativar a visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android

O processo para ativar este modo de visualização não é complicado e sequer oferece riscos para o seu celular. Veja:

publicidade

1. Acesse a Google Play e atualize o Google Chrome para a última versão disponível;

2. Abra o navegador normalmente e acesse o endereço: chrome://flags;

Como ativar a visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android - Passo 1

3. Na página carregada, procure por “Tab Grid Layout”;

Como ativar a visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android - Passo 2

4. Então, toque no valor “Default” e altere-o para “Enabled”. Caso você não goste do novo sistema de visualização de abas do Chrome em grade, basta deixar o valor desta função como “Disabled”;

Como ativar a visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android - Passo 3

5. Agora, na mensagem que surge, toque em “Relaunch” e reabra o Google Chrome manualmente. Em nosso teste foi necessário fechar o processo do Google Chrome manualmente pelo gerenciador de tarefas do Android para a nova visualização funcionar.

Como ativar a visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android - Passo 4

A partir desse momento, você não deve ver uma mudança na interface do Chrome quando os sites estão abertos. Entretanto, ao tocar no botão para ver as “guias abertas” em segundo plano, você notará que elas não estão mais com “empilhadas” com o visual padrão, assim como sugere a imagem abaixo.

Visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android
Visualização de abas abertas em grade do Chrome no Android

Pronto! Agora, você já sabe como habilitar o modo de visualização em grade para as abas ou sites abertos no Chrome do Android.