Categoras: Notícias

MediaTek anuncia seu primeiro modem 5G com suporte mmWave

A MediaTek anunciou nesta terça-feira (2) um novo modem M80 5G que combina as tecnologias mmWave e sub-6 GHz 5G em um único chip. De acordo com a empresa, o aparelho suporta velocidades de até 7,67 Gbps no downlink e 3,76 Gbps no uplink.

O M80 também oferece suporte a redes dual 5G SIM, dual 5G NSA e SA e Voice over New Radio (VoNR). Os modems 5G poderão equipar smartphones, PCs, hotspots Mi-Fi e equipamentos industriais com Internet das Coisas (IoT).

Redes mmWave são uma das tecnologias para as redes 5G. Elas usam ondas de rádio em frequências que vão de 25 a 39 GHz, com velocidade de transmissão que pode chegar a vários gigabits por segundo. O M80 é o sucessor direto do modem Helio M70 (primeiro modem 5G da empresa, mas não tinha suporte para bandas mmWave ) e vem para concorrer com o X60 da Qualcomm.

Semelhante ao seu antecessor, o M80 será um modem integrado, o que significa que existirá lado a lado com outros componentes como CPU, GPU e ISP no mesmo chip. Como referência, o Snapdragon X60 é capaz de atingir 7,5 Gbps no downlink e 3Gbps no uplink, enquanto o modem 5G integrado da Samsung no Exynos 2100 pode atingir 7,35 Gbps no downlink e 3,67 Gbps no uplink.

O M80 combina combina as tecnologias mmWave e sub-6 GHz 5G. Imagem: MediaTek/Divulgação

“À medida que as implementações 5G aceleram, o mmWave está se tornando cada vez mais importante, especialmente nos EUA, o novo modem 5G da MediaTek integra suporte para redes sub-6 GHz e mmWave para lidar com esta oportunidade e dar aos fabricantes de dispositivos mais flexibilidade”, afirma o vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek, JC Hsu.

O M80 ainda conta com agregação de portadora (CA) em bandas mmWave e sub-6 GHz 5G e suporte para Compartilhamento de espectro dinâmico (DSS). Isso permite às operadoras oferecer 4G LTE e 5G NR simultaneamente na mesma banda de rede, sem ter que reservar um pedaço do espectro para 4G ou 5G.

O modem também possui as tecnologias UltraSave Network Environment Detection e UltraSave Content Awareness, que podem ajustar dinamicamente a potência e a frequência operacional com base nas condições da rede.

Via: XDA Developers

Esta post foi modificado pela última vez em 2 de fevereiro de 2021 13:43

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Renato Mota