A Amazon anunciou nesta quarta-feira (3) que começou a usar protótipos de caminhões elétricos para entregas fretadas em Los Angeles. A medida vem um ano depois de a empresa anunciar que poderia comprar 100 mil caminhões elétricos para reduzir a emissão de carbono no planeta.

Os veículos vão passar por um período de testes antes que a produção em massa seja iniciada — a previsão é que isso ocorra no fim do ano. Os protótipos foram adquiridos da Rivian, uma startup que obteve bilhões de dólares em investimentos (inclusive da própria Amazon) para desenvolver os modelos sustentáveis.

publicidade
Carros elétricos
A Amazon pretende zerar sua emissão de carbono até 2040. Imagem: Nick Starichenko/Shutterstock

A Rivian quer fechar negócios de venda de seu principal caminhão picape, o R1T, e de seu SUV, o R1S, até o fim deste ano. A startup criou uma plataforma que pode ser utilizada para desenvolver uma grande variedade de veículos.

A Tesla e a startup Nicola, que tem investimento da General Motors (GM), são as principais concorrentes da Rivian na produção de caminhões elétricos. As empresas correm contra ao tempo em busca de investimento para sair na frente dos competidores.

publicidade

Amazon busca sustentabilidade

A compra dos veículos faz parte do projeto da Amazon de zerar suas emissões de carbono até 2040. A companhia promete usar energias renováveis em 80% de seu gasto energético até 2024. Depois, quer chegar a 100% até 2030.

A Amazon planeja ter pelo menos 10 mil caminhões elétricos já trafegando nas estradas em 2022. Jeff Bezos, fundador e chairman da empresa, disse em 2019 que gostaria de ter 100 mil veículos da Rivian em circulação em torno de 2024.

publicidade

A companhia afirma que os veículos têm autonomia de 240 Km por recarga de energia. Além disso, afirma que “já foram instaladas milhares de estações de recarga nos balcões de entrega da Amazon espalhados pela Europa e pela América do Norte”.

Via: Ars Technica