A Wikipedia introduziu uma nova versão do seu código universal de conduta na segunda-feira (2), marcando a ocasião como um símbolo do seu combate ao assédio e outros comportamentos nocivos entre funcionários, editores e usuários. Como tudo que envolve a Wikimedia Foundation – entidade por trás da Wikipedia –, o projeto foi feito de forma colaborativa, com participação de 1,5 mil pessoas e fechando com um tamanho de 1,6 mil palavras.

“O nosso trabalho é construído ao redor de uma premissa radical de que todos deveriam participar do conhecimento”, disse Katherine Maher, CEO da Wikimedia Foundation. “Nosso novo código universal de conduta cria padrões obrigatórios para elevar a interação por todos os produtos Wikimedia, empoderando nossas comunidades para combater o assédio e o comportamento negativo por todo o movimento. Por meio deste esforço, nós poderemos criar um ambiente mais inclusivo para colaboradores e leitores, e uma fonte de conhecimento que melhor represente o mundo”.

publicidade
wikipedia código de conduta
Com um código de conduta reformualdo, a Wikipedia espera atingir maior inclusão e diversidade, ao mesmo tempo em que coíbe comportamentos nocivos. Imagem: MichaelJayBerlin/Shutterstock

Comportamentos na Wikipedia

A Wikipedia usou o novo código de conduta para separar dois tipos de comportamentos: positivo e inaceitável, sem meios termos. Ambos são bastante auto explicativos, com o primeiro ressaltando o respeito mútuo, edições construtivas e corretas de verbetes, e o respeito à diversidade e aos pronomes de escolha de forma coerente à sexualidade das pessoas.

O segundo, evidentemente, é o contrário disso, mencionando coisas como assédio, edições com segundas intenções ou feitas de má fé, assédio sexual, linguagem ameaçadora, insultos e até práticas como o “doxxing” (a transmissão de dados sigilosos de uma pessoa ou empresa).

publicidade

Um detalhe estranho, porém, é que a Wikipedia não explica, em seu código de conduta, o que acontece com pessoas que sejam flagradas dentro dos comportamentos inaceitáveis. Vale ressaltar, porém, que há uma segunda parte do documento nos planos da fundação, então é provável que punições sejam melhor detalhadas nela.

Por ora, infelizmente, a Wikipedia não divulgou uma previsão para a versão completa do código de conduta.

publicidade

Fonte: Wikimedia Foundation