O Big Brother Brasil 20, da Rede Globo, foi o programa de TV mais popular no Twitter do ano de 2020, segundo dados da Kantar IBOPE Media. A Fazenda, da RecordTV, foi o segundo mais mencionado, consolidando o seguimento de reality shows como mais querido do microblog, com 287 milhões de citações, representando 85,6% do total. 

Em seguida, vieram as séries, com séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%), jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%). Por conta da pandemia do novo coronavírus e a população com mais tempo em casa, os realities atraíram mais a atenção do público, com um crescimento de 373% em comparação com os dados de 2019. 

O Big Brother Brasil 20 foi o responsável pela data com maior número de menções a um programa de TV aberta, o dia 31 de março, com a disputa entre Manu Gavassi, Felipe Prior e Mari Gonzalez.

Neste dia, 97% dos mais de 11 milhões de tweets sobre TV aberta fazia menção à disputa dos três pela permanência no programa. Na ocasião, foram contabilizados mais de 1,5 bilhões de votos, recorde que foi parar no Guiness Book. 

publicidade

Além do Big Brother Brasil, outros realities foram destaque na TV

Os resultados dos programas do seguimento de reality show também foram interessantes na TV paga, com o programa “De Férias com o Ex”, da MTV, sendo o mais citado e as exibições do BBB 20 no Multishow aparecendo na quarta colocação. 

Entretanto, o que chamou atenção foram as premiações, como Oscar e Grammy, exibidos pela TNT, MTV Millennial Awards (MTV MIAW) e Prêmio Multishow. O pico de Tweets em um programa de TV por assinatura se deu em 26 de janeiro, por conta da disputa entre as cantoras Beyoncé, Ariana Grande a Billie Eilish. 

Via: Kantar Ibope