Os cinemas IMAX dos Estados Unidos exibirão um novo filme, mas que não é tão novo assim, a partir desta sexta-feira (05). Trata-se da trilogia de “O Senhor dos Anéis” remasterizada. O objetivo é juntar a qualidade elevada do formato do cinema, se comparada com as “telonas” convencionais, com a qualidade 4K. Uma grande notícia para os fãs da franquia que comemora 20 anos em 2021.

A ideia de relançar a série de longas, iniciada em 2001, veio do próprio diretor e roteirista da obra, Peter Jackson. Segundo ele, “o que importa com o 4K não é apenas buscar uma nitidez primitiva”, afirmou Jackson em dezembro de 2020, quando lançou a trilogia já remasterizada em Blu-ray. “É preservar a aparência cinematográfica ao mesmo tempo que tudo se torna nítido”, frisou.

Jackson também remixou o áudio para encaixar perfeitamente no formato de qualidade padrão IMAX.

Assim, “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” inaugurará as exibições. Em 12 de fevereiro, “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” devem entrar em cartaz.

publicidade

Cinema na pandemia

A novidade vem no momento em que salas de cinemas estão vazias em todo o mundo por conta das recomendações para evitar o contágio pela Covid-19. Com a crescente queda de lucros gerada pela falta de público, o IMAX tenta se reinventar e lança a trilogia remasterizada digitalmente.

Para tentar movimentar a bilheteria, os filmes estarão disponíveis em 141 unidades do cinema nos EUA, o que corresponde a pelo menos 66% da rede, de acordo com o site Polygon. Ainda como incentivo, os ingressos também poderão ser adquiridos com desconto.

No entanto, o grande problema é quanto tempo os americanos levarão para descobrir a notícia, já que em muitos locais alguns cinemas já abriram, mas em outros as medidas mais restritivas contra a doença continuam. Isso mostra que, em um “tiro no escuro”, meios de entretenimento que tiveram prejuízos tentam se reerguer, mesmo antes do fim da pandemia.

Via: CNet/Imax