Cada vez mais especialistas em segurança recomendam o uso de gerenciador de senhas, e agora esse mercado ganhou uma nova opção. A Microsoft anunciou uma ferramenta de sincronização e preenchimento automático, ainda em fase beta, que integra navegadores para PC, incluindo Chrome e Edge, além de celulares Android e iOS.

No caso dos computadores, a sincronização é feita nativa no Edge, mas também é compatível com outros browsers Chromium, como o Chrome e o Opera, a partir de uma extensão. Ela permitirá preencher automaticamente as senhas ou salvá-las de forma sincronizada com sua conta da Microsoft.

publicidade

Já nos celulares, o recurso funciona adicionado ao aplicativo Microsoft Authenticator, disponível para o Android e o iOS, que nasceu como uma ferramenta de geração de códigos de autenticação em duas etapas, mas agora ganhou suporte ao gerenciamento de senhas.

O funcionamento não é diferente de outros gerenciadores de senhas com preenchimento automático. Quando você tentar fazer login em um site ou aplicativo cujas credenciais já estão salvas, ele oferecerá a opção de inserir os dados nos campos de forma automática, puxando as informações do banco de dados. Quando o login for realizado em um site desconhecido, ele se oferecerá para salvar a senha na sua conta.

publicidade
Se o aplicativo reconhecer um serviço, oferecerá o preenchimento automático; se não reconhecer, se oferecerá para salvar a senha. Imagem: Divulgação

O recurso conta com uma ferramenta para importar o banco de dados de outros gerenciadores que você já pode ter, inclusive as senhas que já estão salvas no seu Chrome e outros serviços similares. Também é possível realizar a importação dos dados a partir de um arquivo em CSV.

Na questão de segurança, o Authenticator conta com algumas proteções. Primeiro, para acessar a lista de senhas salvas no serviço, é necessário realizar uma autenticação de múltiplos fatores. Além disso, quando o serviço for inserir suas credenciais em algum site ou app, será solicitada uma confirmação biométrica (como a leitura de impressões digitais) ou a digitação de um PIN, que visa evitar que alguém com seu celular em mãos consiga acessar suas contas sem permissão. A Microsoft também alerta que as senhas são criptografadas tanto no seu dispositivo quanto na nuvem.