Nova atualização do Google Chrome evita ação de hackers

Nesta quinta-feira (5), foi lançada nova atualização do Google Chrome que tem como principal finalidade corrigir uma vulnerabilidade do navegador que já foi explorada por hackers.  Apelidada de “CVE-2021-21148”, a vulnerabilidade em questão é uma falha de “estouro de buffer de heap” no motor V8 JavaScript.

A empresa informou que o problema detectado também é conhecido como “vulnerabilidade do dia zero”, que consiste em uma falha explorável que o fabricante do software desconhece, impedindo a emissão de um patch.

O Google relatou que foi informado sobre o problema no dia 24 de janeiro pelo desenvolvedor de software Mattias Buelens. Um dia após o aviso, o Grupo de Análise de Ameaças da empresa publicou um relatório detalhando uma ação que eles acreditam ser de hackers norte-coreanos contra diversos profissionais da área de segurança cibernética.

Alguns dias depois, a Microsoft divulgou um relatório próprio, detalhando a ação dos hackers apelidados de “ZINC”, que também podem ser conhecidos como “Lazarus”.

Para garantir a nova atualização do Google Chrome, basta pesquisar “chrome://settings/help” na barra de endereço.  Também é possível verificar a versão do navegador abrindo as configurações e clicando na opção “Sobre o Google Chrome”.

Além da atualização do Google Chrome, empresa trabalha em recurso para evitar coleta de dados

Para tentar evitar a coleta de dados e o rastreamento entre aplicativos em seu sistema operacional, o Google está nos estágios iniciais da criação de um recurso de segurança para Android que garantirá a privacidade dos utilizadores. 

Segundo a Bloomberg, a funcionalidade será semelhante ao que a Apple revelou recentemente. O objetivo do recurso é o de limitar a coleta de dados por parte de apps de terceiros. No entanto, a empresa deve apresentar uma solução menos rigorosa do que a da empresa da maçã – tudo para não afetar completamente seus parceiros de publicidade. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 5 de fevereiro de 2021 18:35

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Matheus Barros