Já imaginou um sistema que pode fazer dronesrobôs e outros eletrônicos sozinho? Ele existe: chamado de LaserFactory, foi criado por pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O produto é um equipamento complexo. Para começar, é dividido em duas partes: uma para o desenho dos objetos e outra para sua produção. Os componentes para o design vêm de uma biblioteca, mas é possível fazer alterações nas formas com a ajuda de um editor 2D.

Quando o projeto fica pronto, o software manda instruções para que a LaserFactory o execute. O sistema inclui uma cortadora a laser e um dispositivo que pode desenhar trilhas de circuito impresso (usadas em equipamentos eletrônicos) e ainda montar os componentes do objeto. 

Como exemplo, a equipe publicou um vídeo no canal do laboratório no YouTube para mostrar o sistema em funcionamento. É possível ver um drone ser construído peça a peça pela máquina e levantar voo sozinho assim que fica pronto.

publicidade
Vídeo mostra LaserFactory, desenvolvida no MIT, em ação.

Possibilidades de uso

Segundo o MIT, a LaserFactory pode ser usada para construir rapidamente drones para operações de busca e salvamento ou para ações de entrega. Outra opção é usá-lo para criar protótipos de eletrônicos, como dispositivos vestíveis, rapidamente.

Agora, os responsáveis pelo sistema pretendem refinar a LaserFactory. O objetivo é melhorar a qualidade e a fidelidade do desenho das trilhas de circuito impresso para que o equipamento possa criar objetos mais complexos.

Além disso, eles já planejam tornar a LaserFactory capaz de desenvolver mais formas tridimensionais. Uma das opções para isso é adicionar uma impressora 3D a ela.

Fonte: Engadget