O Windows 10X, a nova versão do sistema operacional da Microsoft, foi originalmente projetada para dispositivos dobráveis e de tela dupla. Só que a chegada da pandemia de Covid-19 trouxe aumento na demanda por computadores e fez a companhia mudar de foco.

Agora, o sistema foi reformulado para computadores, com acesso a aplicativos web progressivos (PWA) e serviços da Microsoft em um pacote mais barato. E com a chegada desse novo sistema operacional, ele passou a ser testado em outros dispositivos.

Gustave Monce instalou uma versão de pré-lançamento do Windows 10X em um Nokia Lumia 950 XL com Windows Phone. Embora não tenha ficado totalmente funcional, foi possível ter uma ideia de como o novo sistema operacional será reduzido para dispositivos com telas de até 5,7 polegadas.

Monce aponta que o Windows 10X tem um indicador que mostra quando a câmera está em uso por algum aplicativo. O indicador é visto ao lado das notificações de Wi-Fi e de bateria, que ficam no canto inferior direito da tela.

Windows 10X informa quando a câmera está em uso. Imagem: Gustave Monce

Atualmente o Windows 10 inclui apenas um indicador para o microfone, mas é possível que algo semelhante seja implementado em todas as versões em breve. Há alguns dias, a porta do Windows 10X para Lumia 950 e Lumia 950 XL recebeu uma nova atualização com a versão número 2102.21.

Identificador de aplicativos maliciosos

Se você tem um dispositivo Android antigo e está preocupado com a execução de aplicativos maliciosos em segundo plano, pode verificar o sistema com o aplicativo Access Dots.

O Access Dots mostra pontos coloridos sempre que a câmera ou o microfone estão em uso no smartphone. Os pontos aparecem no canto superior direito da tela, mas também é possível escolher outro local para eles nas configurações do aplicativo.

publicidade

Fonte: XDA Developers