

Com mais de 200 milhões de usuários em 196 países, a Change.org é uma plataforma para coleta de assinaturas online em abaixo-assinados. Normalmente, são criadas petições públicas com intenção de mobilizar pessoas em prol de causas ambientais, sociais e até mesmo políticas.
Fundada em 2007 nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2012, a Change.org é a maior plataforma do segmento no mundo e não disponibiliza espaço para anunciantes, se mantendo apenas com doações dos usuários e abaixo-assinados impulsionados.
Apesar de muito conhecida, não há certificação que os abaixo-assinados funcionem, então, o principal foco da plataforma é exercitar o ativismo online com intuito de pressionar autoridades ou empresas responsáveis, apesar de contabilizar mais de 70 mil vitórias nos países em que atua.
Dentro do portal Reclame Aqui, a Change.org é avaliada como ótima, com nota 9.4 de 10, com 80.4% das reclamações respondidas, além de 100% de chances de os usuários voltarem a utilizar a plataforma e índice de solução de problemas máximo.
Porém, no site de avaliações dinamarquês Trustpilot, a avaliação do Change.org é considerada péssima, com nota 1.2 de 5 e as principais reclamações apontam que a plataforma realizou débito indevido de doações, que teriam sido autorizadas apenas uma vez.
Uma das grandes vantagens da plataforma de abaixo-assinados é a facilidade para utilização. Para iniciar uma petição basta fazer um cadastro, escolher um dos temas previamente disponíveis e atribuir um título e quais serão os destinatários, ou seja, as autoridades que devem resolver o problema descrito.
Para ajudar os usuários, o site disponibiliza um pequeno tutorial de como narrar os fatos e quais imagens podem ser usadas. Quando a petição estiver pronta, a plataforma disponibiliza o link do abaixo-assinado para compartilhar nas redes sociais ou e-mail.