Desde que o WhatsApp anunciou mudanças em suas políticas de privacidade, o Telegram tem figurado constantemente entre os aplicativos mais populares da Google Play e App Store. Já para quem não usa o mensageiro com muita frequência, pensando em prevenir os usuários de problemas, o próprio Telegram conta com um recurso útil capaz de remover a sua conta automaticamente.

O processo é bem simples de ser efetuado e se trata de um recurso nativo, ou seja, não é necessário instalar aplicativos de terceiros ou afins. A seguir, veja como deixar o Telegram apagar automaticamente sua conta

Importante

Após a sua conta ser removida por inatividade no Telegram, mesmo ao reinstalar o aplicativo não será possível acessar seus backups ou históricos. Já as imagens que foram salvas enquanto o Telegram estava em uso permancerão na galeria de seu celular.

O processo abaixo foi realizado em um celular com o Android, mas também pode ser realizado no iOS (sistema do iPhone). Mesmo após a sua conta ser removida, caso você não tenha tirado o Telegram do celular, apenas o aplicativo permanecerá instalado, mas sem os seus dados.

publicidade

Como deixar o Telegram apagar automaticamente sua conta

Assim como foi informado acima, o procedimento para realizar esta tarefa é bem simples e feito diretamente no aplicativo oficial dele para celulares. Veja:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e atualize o Telegram para a última versão disponível;

2. Abra o mensageiro normalmente e toque no ícone representado por três linhas;

Como deixar o Telegram apagar automaticamente sua conta - Passo 1

3. Entre em “Configurações” e, então, em “Privacidade e Segurança”;

Como deixar o Telegram apagar automaticamente sua conta - Passo 2

4. Deslize a tela um pouco para baixo e toque em “Apagar minha conta”. Na nova tela, selecione o tempo desejado para a sua autodestruição. Por padrão, vale notar, o Telegram deixa este recurso pré-configurado para apagar sua conta em 6 meses.

Como deixar o Telegram apagar automaticamente sua conta - Passo 3

Pronto! Ao você passar sem abrir o programa pelo tempo especificado acima, o Telegram removerá a sua conta de forma automática e não será mais possível acessá-la.