EnglishPortugueseSpanish

Pelo que se sabe, o Google trabalha atualmente no Android 12. No entanto, até então, não se sabia muito sobre o novo sistema. Mas isso acabou de mudar. Isso porque, uma série de imagens compartilhadas pelo site XDA Developers oferece o que parece ser a primeira visão sobre o software.  

De acordo com a revelação, trata-se de um “rascunho inicial” do sistema que faz parte de documentos enviados pelo Google para alguns parceiros que desenvolvem softwares para Android. Apesar de ainda não se ter confirmações sobre as imagens, é possível perceber mudanças de interface e alguns outros detalhes envolvendo os widgets.  

publicidade

Se confirmadas, as alterações na interface incluem ênfase em cantos arredondados, com uma redução no número de configurações rápidas disponíveis no painel de notificações. O Google também parece que adotou o esquema de cores bege, que poderia ser parte do tema nativo do Android 12.  

Android 12 terá indicador de apps que estão usando câmera e microfone. Foto: XDA Developers

Além das alterações de interface, os usuários ganharão um novo indicador de privacidade – semelhante ao que foi visto recentemente no iOS. Agora, haverá uma indicação na barra de status para mostrar quando um aplicativo está acessando a câmera ou microfone.  

O XDA Developers também revela que o sistema deverá contar com uma configuração de privacidade que permite ligar ou desligar totalmente a câmera e o microfone do aparelho, impedindo que qualquer aplicativo tenha acesso a essas ferramentas.  

Também é possível ver o que parece ser um novo widget de conversa para o Android 12. O aparelho exibirá com mais clareza as mensagens e chamadas mais recentes.

publicidade

Apesar do que foi visto, o Google não confirmou a existência de nenhuma nova interface de usuário ou alterações tão significativas no Android 12. No entanto, não devemos esperar muito para conhecer essa e outras novidades, já que a empresa geralmente exibe o novo sistema em março.  

Porém, no ano passado, o Google surpreendeu todos com o lançamento de uma versão do Android 11 para desenvolvedores em fevereiro. Se isso se repetir neste ano, em algumas semanas poderemos ver o que a nova variante do sistema pode oferecer. 

Via: The Verge