A CD Projekt, produtora dos jogos da série The Witcher e do controverso Cyberpunk 2077, foi hackeada. A informação foi confirmada pela própria empresa, que publicou um comunicado em sua conta no Twitter.

Segundo a empresa “uma pessoa não identificada ganhou acesso não autorizado à nossa rede, coletou dados pertencentes ao grupo de capital CD Projekt e deixou um pedido de resgate, cujo conteúdo divulgaremos ao público. Embora alguns dispositivos em nossa rede tenham sido encriptados, nossos backups estão intactos. Já restabelecemos a segurança de nossa infraestrutura de TI e começamos a restaurar nossos dados”.

Na nota de resgate, o hacker (ou hackers) afirma que baixou cópias completas do código-fonte de Cyberpunk 2077, da versão atual de The Witcher 3, de uma versão não lançada do mesmo jogo e de Gwent, jogo de cartas baseado na franquia The Witcher. Também afirma ter cópias de documentos internos da CD Projekt relacionados à administração, departamentos financeiro e jurídico, recursos humanos, relações com investidores e mais.

O invasor afirma que se a empresa não entrar em contato em 48 horas, o código-fonte será vendido ou publicado online, e os documentos serão entregues a “nossos contatos no jornalismo de games”. Como consequência “sua imagem pública irá pelo ralo ainda mais e as pessoas verão como sua companhia de m* funciona. Investidores vão perder confiança em sua companhia, e as ações irão se desvalorizar ainda mais”.

publicidade

CD Projekt é hackeada, mas não negociará com invasores

Apesar da ameaça, a CD Projekt afirmou que não negociará com o invasor, mesmo sabendo que isto poderá resultar na divulgação de seus documentos internos. A empresa também afirma que o conjunto de dados vazados não contém informações pessoais de seus jogadores, nem dos usuários de seus serviços.

Imagem do jogo 'Cyberpunk 2077', desenvolvido pela empresa CD Projekt Red
Bugs tiraram o brilho do lançamento de ‘Cyberpunk 2077’. Crédito: CD Projekt Red/Divulgação

Os últimos meses tem sido difíceis para a CD Projekt. Seu mais recente jogo, Cyberpunk 2077, teve o melhor dia de lançamento na história dos jogos para PC. Entretanto, os inúmeros bugs e problemas de desempenho, em praticamente todas as plataformas, levaram a empresa a oferecer reembolso aos jogadores desapontados e fizeram com que o jogo fosse removido da PlayStation Store.

Como consequência, as ações da CD Projekt caíram quase 20% no início de dezembro, e ela está sendo processada por investidores, que alegam que a empresa escondeu o real estado do jogo, o que lhes causou prejuízo financeiro. Por fim, um estudo da plataforma GitHyp mostra que o jogo já perdeu quase 80% de sua base de jogadores em um mês.

Na primeira semana de dezembro ele quebrou o recorde de mais jogadores ativos na Steam para um jogo single-player, com quase um milhão de usuários. No início de janeiro, o número tinha picos ocasionais de 130 mil usuários.

Fonte: MSN