A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento do Snapdragon X65, um modem 5G que tem como principal característica a velocidade de conexão: ele consegue trafegar até 10 Gigabits por segundo (10 Gbps, equivalente a 1.25 GB/s), 33% mais rápido que o modelo anterior, o Snapdragon X60, que chega a no máximo 7,5 Gbps (900 MB/s).

Vale lembrar que nenhuma rede 5G comercial atualmente suporta conexões a 10 Gbps, então no momento esta velocidade é algo limitado aos laboratórios das operadoras.

publicidade

O modem também é o primeiro no mercado com suporte à especificação 3GPP Release 16, também conhecida como a “fase 2” do 5G, que irá melhorar aspectos como a conectividade de grandes quantidades de dispositivos a uma antena e o consumo de energia.

Ilustração de um sistema de modem e antena RF baseado no Snapdragon X65. Imagem: Qualcomm

O X65 também é atualizável por software, o que permite que receba melhorias ou customização no futuro. “Esta arquitetura atualizável permite preparar soluções baseadas no Snapdragon X65 para o futuro, facilitando a adoção de novos recursos, ampliando a vida útil de um dispositivo e ajudando a reduzir o custo total de propriedade”, diz a empresa.

Junto com o novo modem, a Qualcomm está lançando um módulo de antena 5G de quarta-geração, o QTM545. Segundo a empresa ele tem maior poder de transmissão que a geração anterior e suporte a todas as frequências globais para redes mmWave (uma das tecnologias usadas em redes 5G), incluindo a nova banda conhecida como n259, na frequência de 41 GHz.

O Snapdragon X65 também usa inteligência artificial para detectar a forma como o usuário segura um aparelho na mão e ajustar dinamicamente o uso de suas antenas, para que tenham a melhor recepção possível. Segundo a empresa, o resultado disso é maior velocidade na transmissão de dados, melhor alcance de sinal e melhor autonomia de bateria.

Segundo a Qualcomm, aparelhos equipados com o novo modem devem chegar ao mercado ainda neste ano. Vale lembrar que o Snapdragon 888, processador que é o atual carro-chefe da empresa e que só agora está chegando ao mercado, ainda é equipado com a geração anterior do modem, o Snapdragon X60.

Fonte: The Verge